Categories: Cultura

Filme subestimado de Christoph Waltz é um pequeno diamante escondido no Prime Video

Ricos vão desenvolvendo hábitos estranhos até para si mesmos, tudo para se manter o mais distantes quanto conseguirem da massa ignara, os pobres mortais que, trocando em miúdos, permitimos que jamais desçam do pedestal de glória e encantamento com que o destino os regalara. É claro que nunca há garantia o bastante de que fortunas colossais não derretam de um minuto para o outro e a magia se desvaneça para sempre, e por isso é que endinheirados e suas camarilhas rodeiam-nos, primando pela sutileza, mas também sabendo projetar suas garras quando necessário, dando conta de virtuais predadores antes que a cúpula perceba. Viola Herms Drath (1920-2011), uma jornalista alemã radicada em Washington, foi um dos raríssimos expoentes da alta burguesia americana a não ser sagaz o bastante para farejar o perigo e pedir ajuda, achando melhor, pelo contrário, agasalhar a fera em seu seio. Em “Georgetown”, Drath, escritora e conselheira de figuras públicas incluindo o ex-presidente George H. W. Bush (1924-2018), vira Elsa Breht, porém tudo o mais corresponde à realidade no ousado filme de Christoph Waltz. O próprio Waltz encarna o protagonista, Ulrich Mott, ou Albrecht Gero Muth, um carismático arrivista que fura a bolha e casa-se com uma das mulheres mais queridas e disputadas pelos poderosos da América. Vencendo uma barreira de 44 anos.

Baseado no artigo do escritor Franklin Foer publicado no “New York Times”, o roteiro de David Auburn disseca com admirável justeza esses detalhes aparentemente simples, entre o vil preconceito e a iminência quase palpável de uma tragédia. Como toda capital, Washington respira poder e as relações fazem-se sobre as possibilidades, reais ou imaginárias, de chegar a ele e mantê-lo. Esse é o caso de Mott, um tipo ensaboado que vem da Alemanha em circunstâncias misteriosas e consegue uma vaga de estágio não remunerado como guia turístico no Capitólio. A partir de então, Mott passa a dar asas a cada uma de suas muitas fantasias, começando por aquela que o faz crer uma espécie de paladino do Congresso, o que o obriga a zelar pela segurança nacional e não permitir fotos. Seu chefe presencia a cena, ele é demitido, e nesse momento começa sua escalada, depois que Mott surrupia-lhe a credencial para o evento mais importante para os poderosos e os que querem sê-lo. No Jantar dos Correspondentes da Casa Branca ele puxa assunto com Elsa, com o discurso na ponta da língua. Passados alguns dias, ele começa a frequentar a casa de Elsa em Georgetown, bairro nobre e mais velho que a própria cidade. Elogo vira o centro de todas as atenções.

Waltzdispõe a narrativa em capítulos intitulados“O Mordomo”, “O Diplomata” e “A Incorporação”, cada um espelhando uma fase da nova vida de Mott. Ele parecia satisfeito em dedicar-se integralmente à esposa, postura que inspira-lhe não admiração, mas vergonha. Ela o estimula a procurar Vladimir Petrovsky (1933-2014), o então secretário-geral adjunto da ONU, e oferecer-lhe parceria num certo Grupo das Pessoas Eminentes, uma ONG voltada a discutir tópicos das relações dos Estados Unidos com nações amigas, mas mesmo com os empurrões de Elsa, continua tudo como sempre fora: Mott um parasita inepto, sustentado pela cônjuge rica e anciã. Sem pressa, o filme nos convence de que Elsa repara nas terceiras intenções do marido, mas quem manifesta por ele uma aversão devotada e crescente, embora dentro dos padrões da cortesia hipócrita, é Amanda, a filha única. Durante o terceiro ato, Waltz, Vanessa Redgrave e Annette Bening compõem um núcleo tão belicoso quanto coeso, malgrado a investigação do crime sobre o qual o eixo da trama passa a se mover não consiga provocar o choque esperado. 

Filme:
Georgetown

Diretor:

Christoph Waltz

Ano:
2019

Gênero:
Comédia/Drama/Romance

Avaliação:

8/10
1
1




★★★★★★★★★★



Fonte

Redação

Recent Posts

BBB26: Novo paredão é formado por Samira, Solange e Marcelo

O quinto paredão da edição 2026 do Big Brother Brasil já está formado por Samira,…

27 minutos ago

Baseado em tragédia real, drama dirigido por Sean Penn vai te fazer reavaliar o significado da vida e seu amor pelas pessoas, na Netflix

Logo no início de “Na Natureza Selvagem”, dirigido por Sean Penn, Christopher McCandless, vivido por…

28 minutos ago

Drones fecham Aeroporto de Guarulhos por três horas e afetam 40 voos

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, teve pousos e decolagens suspensos na tarde…

33 minutos ago

Sam Altman anuncia que contratou criador do OpenClaw para a OpenAI: “Ele é um gênio”

O nome mais comentado em Inteligência Artificial nas últimas semanas havia dito que estava sendo…

53 minutos ago

Essa comédia chegou na Netflix e virou botão de “feliz” — aperta e vai

“Idas e Vindas do Amor” entra no Dia dos Namorados com uma decisão clara e…

1 hora ago

Último Boeing 787 entregue à KLM já está em operação comercial

O último Boeing 787 encomendado pela KLM entrou em operação comercial na última semana.A aeronave…

2 horas ago