Categories: Entretenimento

Festival PreAmp divulga os seis artistas selecionados para a Mostra Musical de 2026

As seis atrações selecionadas para a Mostra Musical do 23º Festival PreAmp – que acontece nos dias 6 e 7 de fevereiro – foram anunciadas nesta segunda-feira (5). 

A curadoria do festival selecionou como atrações da mostra Islan, O Cão, Dandara MC, Mestre Josivaldo Caboclo, Alice Counter e Rob Love, que também receberão mentorias voltadas para a profissionalização de suas carreiras musicais.

Ao todo, 156 artistas e grupos de todas as regiões do Estado participaram da chamada pública realizada via edital. 




De acordo com o coordenador-geral do festival, Fábio Cavalcante, a Mostra Musical do PREAMP é pensada como uma plataforma de impulso real para artistas que estão no início da sua trajetória.  


“As atrações selecionadas passarão por um processo de capacitação que envolve marketing digital aplicado à carreira artística, produção técnica, produção musical, performance e identidade artística, branding e estratégias para transformar o show em experiência de público, além de integrarem o Carnaval do Recife deste ano”, destaca Fábio Cavalcante.


A curadoria da Mostra Musical foi pensada com um recorte de diversidade e a democratização do acesso aos palcos. A seleção dos artistas buscou contemplar diferentes estilos, estéticas e territórios sonoros, reunindo expressões da cultura popular, do hip hop, rock e do pop e de outros ritmos que compõem a riqueza da música produzida em Pernambuco.

Os três mais bem pontuados, Islan, O Cão e Dandara MC, também estarão na programação do Carnaval do Recife 2026.


Palco Escola

A coordenação do Festival também divulgou a lista dos selecionados para as oficinas e workshops do Palco Escola Preamp 2026. As atividades de capacitação e qualificação técnica voltadas para a área da música tem a proposta de atender à demanda de capacitação de profissionais na área técnica do mercado musical em Pernambuco. 


Clique AQUI e confira a lista dos selecionados.


De 27 de janeiro a 7 de fevereiro, o Palco Escola terá ações como a oficina Roadie e seus avanços tecnológicos, bem como os workshops Produção Musical, Música em Movimento, Portfólio Artístico, Video Mapping e Música na Inteligência Artificial. 


Sobre o Festival

Realizado pela Articulação Musical Pernambucana (AMP), o PreAmp conta com patrocínio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura do Recife e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, e apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Fundarpe e da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE).


A 23ª edição do evento está marcada para acontecer nos dias 6 e 7 de fevereiro, no Cais do Alfândega, no Bairro do Recife. Mais informações estão disponíveis no Instagram @oficial_amp e no canal no Youtube do festival.


Conheça os seis artistas selecionados:


Islan  | Foto: Aécio Marles/Divulgação


Islan

Cantor, compositor, poeta e rabequeiro de São José do Egito, no Sertão do Pajeú, Islan lançou em 2025 seu primeiro EP autoral, consolidando a fase solo iniciada em 2018. O trabalho articula poesia popular, música nordestina e arranjos contemporâneos, afirmando uma identidade própria dentro da cena autoral pernambucana.


Nos últimos anos, vem circulando com show autoral por festivais, feiras literárias e programações culturais no Sertão, Agreste e Recife. Atua também em projetos de música de raiz e iniciativas ligadas à literatura e à formação cultural. Saiba mais no Instagram @poetaislan.


Banda O Cão | Foto: Divulgação


O Cão

Banda de hardcore formada no Recife e ativa desde 2018, O Cão reúne integrantes com trajetória na cena underground nordestina. Em 2024, lançou o álbum Original Espanta Crente Style, que marca a maturidade sonora e o posicionamento político do trio dentro do hardcore nacional.


O disco foi antecedido pelos singles “Se Jesus te ama, eu não”, “Coletivos” e “Na cara dura”. No mesmo período, a banda se apresentou em festivais como Abril Pro Rock e abriu shows dos Ratos de Porão, além de atuar em ações culturais na Zona Oeste do Recife. Saiba mais no Instagram @ocaooficial.


Dandara MC | Foto: Festival Vozes da Independência/Divulgação


Dandara MC

Cantora e compositora do hip hop pernambucano, criada em Abreu e Lima, Dandara MC constrói uma trajetória marcada pela centralidade da cultura negra, periférica e feminina. Suas letras partem de vivências reais e dialogam com identidade, território e ancestralidade.


Em janeiro de 2026, lança seu primeiro projeto musical, Por Todas Dandaras, reunindo faixas autorais que consolidam sua identidade artística. A artista já participou de eventos como REC’n’Play, Fenearte e festivais de juventude, além de ações formativas em escolas e comunidades. Saiba mais no Instagram @dandaramc_.


Mestre Josivaldo Cabolo | Foto: Paulo Matos/Divulgação


Mestre Josivaldo Caboclo

Mestre do coco de roda, da ciranda e do maracatu rural da Zona da Mata pernambucana, Mestre Josivaldo Caboclo atua desde os anos 1990 como arte-educador, compositor e produtor cultural. É herdeiro do legado de Mestre Bio Caboclo e referência na preservação e difusão da cultura popular.


Em 2024, lançou Ciranda Caboclo – Volume 2, dando continuidade ao trabalho autoral iniciado em 2017. Mantém circulação constante em festivais, ações formativas e intercâmbios culturais, incluindo turnês internacionais. Saiba mais no Instagram @mestre_josivaldo_caboclo.


Alice Counter | Foto:


Alice Counter

Cantora, compositora e artista multifacetada de Paudalho, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, Alice Counter atua desde a adolescência em diferentes linguagens artísticas. Mulher trans, desenvolve trabalhos que conectam música, performance e educação.


É mestra da cultura popular e estudante de Canto Popular no Conservatório Pernambucano de Música. Nos últimos anos, vem desenvolvendo repertório autoral e ampliando sua atuação como educadora musical em projetos institucionais. Saiba mais no Instagram @alicecounterr.


Rob Love | Foto: Bispo/Divulgação


Rob Love

É cantora e compositora pernambucana com atuação marcada pelo reggae e pela música jamaicana, dialogando com referências clássicas como Bob Marley e Tim Maia. Após fundar o trio King Size Dub, iniciou carreira solo e passou a desenvolver uma sonoridade própria, que cruza reggae, dub e psicodelia, com letras em português e inglês voltadas a temas como amor, liberdade e consciência coletiva.


Em 2021, lançou o álbum Rob Love, seguido pelo projeto Rob Canta Bob (2023), tributo à obra de Bob Marley. Em 2025, apresentou três singles inéditos que antecipam seu novo álbum autoral, previsto para janeiro de 2026. O trabalho reafirma a música como ferramenta de conexão, transformação e expansão artística, consolidando sua presença na cena autoral pernambucana. Saiba mais no Instagram @roblove_.

Veja também



Fonte

Redação

Recent Posts

Isadora Cruz destaca o legado feminino da personagem Agrado, de “Coração Acelerado”

Leia também• Itamaracá recebe shows do "Pernambuco Meu País Verão", neste final de semana• Destino…

18 minutos ago

CVC Corp lamenta morte de Constantino Júnior

A CVC Corp manifestou profundo pesar pelo falecimento de Constantino de Oliveira Júnior, fundador da…

44 minutos ago

Veja como será a reunião no Panamá com Lula e outros líderes latino-americanos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, outros importantes líderes regionais e centenas de empresários…

45 minutos ago

Urso-negro de 250 kg que vivia no poro de uma casa na Califrnia foi removido aps um ms de permanncia

Um morador da localidade de Altadena, no estado norte-americano da Califrnia, teve um urso morando…

1 hora ago

Azul amplia operações para Maceió e fortalece turismo

A Azul vai aumentar, a partir do dia 1º de abril, a oferta de voos…

2 horas ago

Futuros de NY operam sem direção definida às vésperas do Fed e balanços de big techs

Os índices futuros dos EUA operam sem direção única nesta terça-feira (27), com as atenções…

2 horas ago