O Ilê Aiyê confirmou promove, no próximo dia 28 de dezembro, a 51ª edição do Festival de Música Negra, que será realizado a partir das 14h30, no Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, em Salvador. Com mais de 100 canções inscritas nesta edição, o evento se fortalece como um marco na valorização da música negra, da produção autoral e da afirmação da identidade afro-brasileira, revelando compositores e canções que passam a integrar o repertório do bloco e a história do Carnaval da Bahia.
Na ocasião, serão apresentadas as 16 composições finalistas da competição, que foram inspiradas no tema do Carnaval 2026 do Ilê Aiyê, “Turbantes e Cocares: a história de resistência do povo afro e indígena de Maricá”. Após a apresentação de cada concorrente, a comissão julgadora irá escolher as novas canções que passam a integrar o repertório da Band’Aiyê no Carnaval e em outros eventos do bloco.
Além da Band’Aiyê, anfitriã da noite, o festival também contará com uma apresentação especial do Omo Obá, conhecido por sua forte conexão com a ancestralidade, Candomblé e a cultura africana. Liderado por Ítalo Pereira, o grupo de samba afro-baiano aposta em uma sonoridade autêntica, cheia de percussão e axé.
Em “Noé”, dirigido por Darren Aronofsky, Russell Crowe assume o papel de Noé, um patriarca…
apresentação no projeto Todo Mundo no Rio reforça fluxo internacional da América do Sul (Divulgação)A…
Alexei Navalny, líder da oposição ao governo de Vladimir Putin na Rússia, que morreu numa…
Edilson Capetinha foi expulso do BBB 26, neste sábado (14). A confirmação foi feita pela…
A Ryanair anunciou uma ampla reestruturação de sua malha aérea para 2026, com cortes de…
Um estudo do Fundo Monetário Internacional (FMI) constatou que o programa do governo federal Bolsa…