GE Aerospace assina acordo com a FAB para suporte, treinamento e manutenção dos motores F414 dos caças Gripen JAS-39E
A GE Aerospace anunciou nesta segunda-feira (26), a assinatura de um acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB) para ampliar o suporte técnico, os serviços de treinamento e as capacidades de defesa relacionadas aos motores dos caças F-39E Gripen em operação no Brasil.
O acordo garante à FAB acesso a dados técnicos e a serviços essenciais para apoiar a integração, a operação, os testes e a manutenção dos motores F414-GE-39E.
O pacote inclui programas de treinamento, fornecimento de materiais técnicos e representação local para elevar a prontidão operacional e a capacidade de manutenção da frota.
Responsabilidades e parcerias
A GE Aerospace será responsável pela condução dos treinamentos e pelo suporte técnico continuado. A MDS Aero Support Corporation contribuirá com serviços de bancos de teste e com o desenvolvimento de desenhos de equipamentos, complementando a infraestrutura necessária para o suporte aos motores.
Histórico de cooperação
Em 2025, a FAB celebrou cinquenta anos da incorporação do F-5 à frota nacional, aeronave equipada com o motor J85, também produzido pela GE Aerospace. A empresa mantém ainda um Acordo de Assistência Técnica com as Forças Armadas Brasileiras para o motor T700, utilizado nos helicópteros Sikorsky UH-60 Black Hawk.

