Categories: Agenda

Exposição “Acordelados: cerâmica e cultura popular” é prorrogada até 5 de janeiro


Prorrogação da mostra amplia o acesso do público à produção cerâmica contemporânea ligada à cultura popular alagoana

O Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa) prorrogou até o dia 5 de janeiro de 2026 a exposição “Acordelados: cerâmica e cultura popular”, realizada pelo Ateliê Casa Artífice. A ampliação do período de visitação atende ao grande interesse do público e evidencia a atuação do Governo de Alagoas na valorização da arte e da cultura popular…

O Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa) prorrogou até o dia 5 de janeiro de 2026 a exposição “Acordelados: cerâmica e cultura popular”, realizada pelo Ateliê Casa Artífice. A ampliação do período de visitação atende ao grande interesse do público e evidencia a atuação do Governo de Alagoas na valorização da arte e da cultura popular alagoana. A entrada é gratuita.

A mostra reúne mais de 70 esculturas cerâmicas autorais, produzidas por mais de 40 expositores, e destaca a técnica ancestral do acordelado, presente tanto no fazer humano quanto na construção de animais ceramistas, como o joão-de-barro e a vespa-oleira.

A técnica simboliza união, continuidade e construção coletiva, elementos que atravessam toda a proposta curatorial da exposição.

Fundado em 2017 pelo professor e mestre ceramista João Carlos, o Ateliê Casa Artífice apresenta um conjunto de obras que dialoga com a cultura popular, o fazer manual e as narrativas afetivas construídas a partir do território e da memória.

Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, a prorrogação da exposição reafirma o papel do Mupa como espaço de difusão cultural e de fortalecimento da identidade alagoana.

“A grande procura do público mostra o quanto a cerâmica e o fazer coletivo dialogam com a nossa identidade. Prorrogar essa exposição é garantir que mais pessoas tenham acesso a uma produção que nasce do encontro entre tradição, afeto e criação”, destacou.

A supervisora do Museu Palácio Floriano Peixoto, Cecília Melo, ressalta que a extensão do período de visitação amplia a relação do público com o espaço museal e com a cerâmica como linguagem artística.

“A exposição consolida o papel do Museu Palácio Floriano Peixoto como espaço de valorização das artes visuais e da cultura popular. Receber o Ateliê Casa Artífice e prorrogar essa mostra amplia o acesso do público a uma produção que evidencia a importância da cerâmica como expressão cultural e artística em Alagoas”, afirmou.



Source link

Redação

Recent Posts

Gol pode voar do Rio de Janeiro para Miami

Autoridades do Paraguai receberam pedido da Gol Linhas Aéreas para operar duas rotas, incluindo a…

23 minutos ago

Lotofácil hoje, concurso 3613: Confira o resultado sorteado nesta quinta (13)

As 15 dezenas do concurso número 3613 da Lotofácil foram sorteadas na noite desta sexta-feira (13), em…

44 minutos ago

Carnaval do Recife deve movimentar R$2,7 bilhões e atrair 3,5 milhões de pessoas, afirma secretário do turismo

Thiago Angelus, Secretário de turismo e lazer do Recife (Matheus Bueno/M&E)RECIFE – O Carnaval do…

1 hora ago

Dólar sobe para R$ 5,22 em dia de turbulência internacional

Em dia de turbulência no mercado externo e de ajustes pré-carnaval, o dólar voltou a superar…

2 horas ago

Jonas Sulzbach é o novo líder do BBB 26 depois da Prova de Resistência, que acabou na sexta 13

Leia também• Bloco do Paredão: confira a nova dinâmica do BBB 26• Nova dinâmica do…

2 horas ago

Tg.mob amplia presença no Lacte pelo segundo ano consecutivo

A tg.mob confirma participação como patrocinadora do Lacte 21 pelo segundo ano consecutivo e amplia…

2 horas ago