Categories: Turismo

Ex-CEO da HP é o primeiro cliente mundial do novo PC-12 PRO

Pilatus entrega a primeira unidade do PC-12 PRO que se destaca por itens de segurança e aviônica Garmin G3000

A Pilatus Aircraft anunciou que entregou o primeiro PC-12 PRO, versão mais recente do turboélice monomotor suíço. O modelo se destaca por integrar a suíte de aviônicos Garmin G3000 e melhorias de interior. 

O avião foi entregue para o cex-CEO da HP, Dion Weisler, um tradicional operador da família de turboélices da Pilatus. O traslado entre a Suíça e a Austrália foi realizado pelo próprio Weisler, em voo de 41 horas, dividido em seis etapas e com apoio de piloto do fabricante.

Foi uma oportunidade de aprendizado voar meu próprio avião nessa rota extensa, com um piloto de fábrica ao lado. Isso permitiu consolidar o treinamento no novo cockpit Garmin e esclarecer dúvidas durante o percurso”, disse Weisler.

Histórico do operador

Segundo a Pilatus, esse é o quarto PC-12 operado por Weisler, que teve um PC-12 NG e dois PC-12 NGX. A escolha pelo novo modelo foi motivada, segundo ele, pelas funções avançadas de segurança, inclusive o sistema de pouso autônomo da Garmin.

No PC-12 PRO há o sistema de ‘Safety Autoland’, que assume o controle em caso de incapacidade do piloto e leva a aeronave ao aeroporto mais próximo. Isso garante segurança para minha família, amigos e passageiros. Não há preço para essa tranquilidade”, disse.

Avanços em tecnologia e segurança

O PC-12 PRO é equipado com o cockpit Garmin G3000 Prime, composto por cinco telas sensíveis ao toque de alta resolução. Além do sistema de autoland, o modelo incorpora autothrottle com controle eletrônico do motor e da hélice (Epecs), que otimiza a eficiência de combustível, reduz a carga de trabalho do piloto e protege contra sobrecarga de potência.

Cada decisão por trás do PC-12 PRO foi motivada por uma pergunta: como podemos criar mais valor para nossos clientes? Das tecnologias aprimoradas do cockpit ao conforto e desempenho refinados, o PC-12 PRO reflete a voz daqueles que o pilotam. É o resultado de ouvir, aprender e entregar – uma nova aeronave moldada inteiramente em torno das pessoas que estão no coração da Pilatus”, disse André Zimmermann, Vice-Presidente de Aviação Executiva da Pilatus Aircraft.

Motor e desempenho

O turboélice mantém o motor Pratt & Whitney Canada PT6, atualizado para a nova geração. A família já acumula mais de 60.000 unidades entregues e quatrocentos milhões de horas de voo, das quais onze milhões apenas no PC-12. O modelo também está certificado para uso de combustível sustentável de aviação (SAF).

Interior e mercado

O PC-12 PRO oferece novas opções de interior e mantém a proposta de ser a aeronave monomotora de maior alcance e desempenho em sua categoria. A fabricante destaca que o modelo combina confiabilidade comprovada com tecnologia de última geração, reforçando sua posição como referência no segmento de aviação de negócios.





Fonte

Redação

Recent Posts

Quem é Lucas Pinheiro Braathen, vencedor de inédita medalha de ouro para o Brasil

Lucas Pinheiro Braathen carrega no nome sua dupla nacionalidade. Filho de pai norueguês e mãe…

5 minutos ago

Festival Rec-Beat começa neste sábado no Recife, celebrando 30 anos

No começo da noite deste sábado (14) gordo de Carnaval, o Cais da Alfândega, no…

39 minutos ago

A joia escondida da Netflix: um filme delicado que quase ninguém viu

A família Hall vive com conforto e negocia obras de arte de alto valor, mas…

42 minutos ago

Ao lado de Raquel Lyra, presidente Lula participa do Galo da Madrugada

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou neste sábado (14) do desfile…

47 minutos ago

Zelenskiy diz que mudança de negociador da Rússia tem como objetivo adiar decisão

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse no sábado que ficou surpreso com a decisão da…

1 hora ago

As belas versões acústicas com fingerstyle de canções do Toto por um prodígio japonês

O violão fingerstyle bem tocado não é para qualquer violonista. Ele requer coordenação independente de…

2 horas ago