Nordeste Magazine
Turismo

Ex-CEO da HP é o primeiro cliente mundial do novo PC-12 PRO

Ex-CEO da HP é o primeiro cliente mundial do novo PC-12 PRO

Pilatus entrega a primeira unidade do PC-12 PRO que se destaca por itens de segurança e aviônica Garmin G3000

A Pilatus Aircraft anunciou que entregou o primeiro PC-12 PRO, versão mais recente do turboélice monomotor suíço. O modelo se destaca por integrar a suíte de aviônicos Garmin G3000 e melhorias de interior.

O avião foi entregue para o cex-CEO da HP, Dion Weisler, um tradicional operador da família de turboélices da Pilatus. O traslado entre a Suíça e a Austrália foi realizado pelo próprio Weisler, em voo de 41 horas, dividido em seis etapas e com apoio de piloto do fabricante.

Foi uma oportunidade de aprendizado voar meu próprio avião nessa rota extensa, com um piloto de fábrica ao lado. Isso permitiu consolidar o treinamento no novo cockpit Garmin e esclarecer dúvidas durante o percurso”, disse Weisler.

Histórico do operador

Segundo a Pilatus, esse é o quarto PC-12 operado por Weisler, que teve um PC-12 NG e dois PC-12 NGX. A escolha pelo novo modelo foi motivada, segundo ele, pelas funções avançadas de segurança, inclusive o sistema de pouso autônomo da Garmin.

No PC-12 PRO há o sistema de ‘Safety Autoland’, que assume o controle em caso de incapacidade do piloto e leva a aeronave ao aeroporto mais próximo. Isso garante segurança para minha família, amigos e passageiros. Não há preço para essa tranquilidade”, disse.

Avanços em tecnologia e segurança

O PC-12 PRO é equipado com o cockpit Garmin G3000 Prime, composto por cinco telas sensíveis ao toque de alta resolução. Além do sistema de autoland, o modelo incorpora autothrottle com controle eletrônico do motor e da hélice (Epecs), que otimiza a eficiência de combustível, reduz a carga de trabalho do piloto e protege contra sobrecarga de potência.

Cada decisão por trás do PC-12 PRO foi motivada por uma pergunta: como podemos criar mais valor para nossos clientes? Das tecnologias aprimoradas do cockpit ao conforto e desempenho refinados, o PC-12 PRO reflete a voz daqueles que o pilotam. É o resultado de ouvir, aprender e entregar – uma nova aeronave moldada inteiramente em torno das pessoas que estão no coração da Pilatus”, disse André Zimmermann, Vice-Presidente de Aviação Executiva da Pilatus Aircraft.

Motor e desempenho

O turboélice mantém o motor Pratt & Whitney Canada PT6, atualizado para a nova geração. A família já acumula mais de 60.000 unidades entregues e quatrocentos milhões de horas de voo, das quais onze milhões apenas no PC-12. O modelo também está certificado para uso de combustível sustentável de aviação (SAF).

Interior e mercado

O PC-12 PRO oferece novas opções de interior e mantém a proposta de ser a aeronave monomotora de maior alcance e desempenho em sua categoria. A fabricante destaca que o modelo combina confiabilidade comprovada com tecnologia de última geração, reforçando sua posição como referência no segmento de aviação de negócios.





Fonte

Veja também

Em Pernambuco, Galo da Madrugada projeta 2,5 milhões de foliões

Redação

Bahia espera 3,7 milhões de turistas e R$ 8 bilhões no Carnaval

Redação

Renato Aragão escapou de acidente com 13 mortos em 1958

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.