Os Estados Unidos têm aumentado a pressão sobre o governo do México para autorizar a atuação de forças militares e de inteligência americanas em operações conjuntas contra laboratórios de fentanil em território mexicano. As informações são do The New York Times.
Segundo o jornal, Donald Trump quer que tropas de Operações Especiais ou agentes da CIA acompanhem militares mexicanos em incursões contra estruturas ligadas a cartéis – algo que, na prática, ampliaria de forma o papel dos EUA dentro do país vizinho.
A iniciativa ganhou fôlego após a operação que resultou na captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro, no início de janeiro, vista em Washington como um sucesso operacional.
Animado pelo resultado, Trump tem defendido publicamente uma postura mais agressiva contra cartéis, dizendo que “é hora de acertar em cheio” organizações baseadas no México.
Ao mesmo tempo, setores do governo americano passaram a discutir até a possibilidade de ataques com drones contra alvos ligados ao narcotráfico, hipótese que é considerada uma violação direta da soberania mexicana.
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, tem reiterado que rejeita a entrada de tropas estrangeiras no país, embora afirme estar disposta a ampliar a cooperação com os EUA na troca de informações e em ações de inteligência.
Continua depois da publicidade
Ela tem sinalizado alternativas, como maior integração de americanos em centros de comando e uso de dados coletados por drones e agências de espionagem dos EUA, sem participação direta de militares estrangeiros em operações em solo mexicano.
Hoje, agentes americanos já atuam em conjunto com forças locais em atividades de inteligência, mas não participam de ações armadas.
O Ministério Público do Rio (MP-RJ) denunciou o ex-prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) e outras dez…
Com embarque no dia 8 de dezembro, a viagem entre o Chile e a Argentina…
Estrelado por Helena Ranaldi, Fernanda Nobre e Ana Rosa, o espetáculo Três Mulheres Altas, vai…
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secult Aju), publicou o…
Em “007 Contra o Spectre” (2015), Sam Mendes coloca James Bond novamente em movimento a partir de…
WASHINGTON, 22 Jan (Reuters) – Os Estados Unidos continuam comprometidos com a implementação do acordo…