O governo do Rio de Janeiro confirmou nesta quarta-feira (29) a morte de 121 pessoas na megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha contra o Comando Vermelho. Entre as vítimas, quatro eram policiais, e 117 suspeitos de envolvimento com o crime. A operação, considerada a mais letal da história do estado, levou o Departamento de Estado dos Estados Unidos a emitir alerta para turistas no Rio, recomendando cautela e monitoramento de rotas.
Moradores da Zona Norte relataram ter encontrado pelo menos 74 corpos na mata, que foram levados para a Praça São Lucas, na Estrada José Rucas, ainda na madrugada. O secretário da Polícia Civil, delegado Felipe Curi, confirmou 63 corpos achados na mata e informou que 113 pessoas foram presas, incluindo 33 de outros estados, como Amazonas, Ceará, Pará e Pernambuco.
O alerta dos EUA orienta turistas a evitar áreas da Zona Norte, especialmente os arredores dos complexos do Alemão e da Penha, acompanhar a mídia local, planejar rotas alternativas e manter perfil discreto. “A situação está evoluindo rapidamente. Portanto, acompanhe as notícias e os aplicativos de mapas no celular para atualizações. Tenha cautela ao circular pela cidade e evite as áreas mais afetadas sempre que possível”, diz o comunicado do Departamento de Estado.
A megaoperação reuniu cerca de 2,5 mil policiais civis e militares, que cumpriam 100 mandados de prisão. No início da ação, traficantes reagiram com tiros, ergueram barricadas em chamas e lançaram explosivos usando drones. Alguns criminosos fugiram em fila indiana pela parte alta das comunidades, em cena semelhante à ocupação do Alemão em 2010. Veículos também foram usados como barricadas, bloqueando vias da região.
O governo do RJ informou que será realizada perícia para verificar a relação entre as mortes e a operação, enquanto as forças de segurança seguem monitorando a região.
Ibovespa hojeIbovespa oscila aos 188,3 mil pontos, dólar comercial recua a R$ 5,18 e juros…
Quem ama moda já reparou naquele bolso minúsculo dentro do bolso da calça jeans e…
“A Conexão Sueca”, de Thérèse Ahlbeck e Marcus Olsson, abre num ministério que reage a…
Carolina Fernandes, da Shift Mobilidade Corporativa (Divulgação/Shift)A Shift Mobilidade acaba de anunciar a contratação de…
A Suprema Corte dos EUA decidiu nesta sexta-feira (20) contra as tarifas globais de Donald…
Terminar um namoro longo parece libertador no discurso, mas na prática exige reaprender a ficar…