Nordeste Magazine
Economia

EUA e UE oficializam acordo comercial com novas tarifas e exceções estratégicas

EUA e UE oficializam acordo comercial com novas tarifas e exceções estratégicas

Acordo redefine alíquotas para setores como aeronaves, veículos e químicos, com reduções graduais e isenções para produtos agrícolas e industriais

Os Estados Unidos e a União Europeia (UE) oficializaram um acordo comercial que redefine tarifas em setores estratégicos e inclui uma ampla lista de exceções.

O texto, anunciado no mês anterior e agora formalizado, será publicado na quinta-feira, 25, no Federal Register, o diário oficial norte-americano.

Segundo o documento, Washington aplicará tarifas de nação mais favorecida (MFN) a uma série de produtos europeus, como aeronaves, peças de aeronaves, cortiça e medicamentos genéricos, além de insumos químicos.

FERRAMENTA GRATUITA

Simulador da XP

Saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render

As alíquotas tarifárias variam conforme o produto – de 0% no caso de alguns medicamentos a 2,5% para determinados veículos, 4% para partes metálicas e até 6,5% em categorias específicas de químicos industriais.

O acordo também prevê reduções graduais sobre veículos e autopeças europeias, condicionadas a contrapartidas da União Europeia.

Para produtos agrícolas, metais e insumos industriais, há uma série de isenções que retiram sobretaxas impostas por ordens executivas anteriores.



Fonte

Veja também

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Redação

Zema diz que no Japão envolvido em caso semelhante ao de Toffoli ‘teria se suicidado’

Redação

Camex zera tarifa de importação para mais de 1 mil produtos

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.