Agência Nacional de Aviação Civil notificou a escola de samba Portela e a liga das escolas de samba do Rio, após operação de drone tripulado na Sapucaí
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) notificou hoje (17), a Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, a Liesa, e a escola de samba Portela, após o uso de um drone tripulado no desfile que aconteceu durante a madrugada, na Marquês de Sapucaí.
A decisão partiu da proibição do transporte de pessoas, animais e artigos perigosos por meio destes equipamentos no país. A restrição está prevista no Regulamento Brasileiro da Aviação Civil Especial nº 94 (RBAC-E nº 94).
Segundo a agência reguladora, o equipamento não foi desenvolvido para o transporte de ocupantes e sua utilização para esse fim pode provocar acidentes, inclusive com consequências fatais.
A ANAC solicitou apoio no reforço das instruções relativas à proibição do uso de drones tripulados. A agência também requisitou à escola de samba o envio, no prazo de dez dias, das seguintes informações:
A manifestação da ANAC ocorre no contexto de operações com drones em eventos de grande porte, como o Carnaval do Rio de Janeiro, que envolvem grande concentração de público.
O RBAC-E nº 94 estabelece as regras para operação de drones de uso civil no Brasil. Além de vedar o transporte de pessoas, o regulamento determina que:
De acordo com a ANAC, as regras são aplicáveis a todas as classes de aeronaves remotamente pilotadas (RPAS) em operações civis.
A ANAC é a autoridade responsável por estabelecer os requisitos de segurança operacional para aeronaves não tripuladas no Brasil. O regulamento define exigências relacionadas a:
Em nota, a agência reiterou que o descumprimento das normas pode resultar em medidas administrativas.
O regulador reforça que operações com RPAS (drones) devem observar integralmente os requisitos de segurança previstos no RBAC-E nº 94, especialmente quanto à proteção de pessoas não envolvidas na atividade e à vedação do transporte de ocupantes.
Leia também• Megan Fox confirma que teve um caso com Shia LaBeouf durante gravações de…
“O Bom Bandido”, de Derek Cianfrance, segue Jeffrey Manchester, um ex-militar que passa a roubar…
É Carnaval, mas no M&E, o trabalho continua! Está no ar a nossa nova edição…
(Bloomberg) — A Venezuela libertou um proeminente consultor de petróleo, que também possui cidadania americana,…
Popular como comida de rua em festivais em Osaka, no Japo, o okonomiyaki um tipo…
“O Grande Hotel Budapeste”, de Wes Anderson, começa com uma leitora diante do memorial de…