Categories: Turismo

Equipotel 2025 destaca quartos inteligentes e serviços sem fila

O turismo de negócios segue em alta no Brasil, impulsionado pela expansão global do segmento MICE, que deve movimentar cerca de US$ 945 bilhões ainda em 2025 e manter crescimento médio de 9,1% ao ano até 2030, segundo a Embratur. Em sintonia com esse avanço, a 62ª Equipotel, em São Paulo, mostra que a automação e o autoatendimento vêm ganhando força em hotéis, motéis e outros meios de hospedagem.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

Entre as soluções em evidência está o Concierge, da HMAX Automação Hoteleira. A ferramenta permite que o hóspede faça reserva, pagamento, check-in e até gere a própria senha de acesso ao quarto. “Hoje, atendemos um hotel em Tubarão (SC) que é 100% automatizado”, explica Jefferson Krebs, gestor comercial da empresa. Ele ressalta que a tecnologia não substitui o trabalho humano, mas agiliza processos e melhora a experiência de quem viaja a negócios.

Motelaria hi-tech

O movimento também chega aos motéis. Roberto Bacca Brunetto, CEO da Infobac Sistemas e autor do livro Motelaria 4.0, aponta que o público busca cada vez mais autonomia e sigilo. A empresa apresentou soluções como totem de atendimento e o smart pager, relógio de pulso que envia notificações de pedidos e indica prioridades de limpeza. “Transformamos os estabelecimentos em motéis hi-tech, alinhando conforto e inovação”, afirma.

Lavanderias sob demanda

A tendência do autosserviço avança ainda nas lavanderias, beneficiando tanto meios de hospedagem quanto condomínios e imóveis compactos com serviços compartilhados. “Os equipamentos de autoatendimento crescem muito em Airbnbs e prédios com apartamentos pequenos”, diz Guilherme Caminha Afonso, da Alliance Laundry Systems Brasil. A marca apresentou máquinas que lavam e secam roupas em até uma hora, com pagamento via cartão, Pix ou aplicativo.

Check-in – Foto: divulgação / Equipotel

O Quarto do Futuro

Para demonstrar na prática, a Equipotel criou o espaço “O Quarto do Futuro”, suíte equipada com check-in digital, controle de iluminação e persianas por voz, além de sistema para acompanhar gastos em tempo real.

Com soluções que vão do check-in ao pós-estadia, a feira reforça que o autoatendimento já é uma realidade estratégica para a hotelaria, capaz de oferecer agilidade, segurança e uma experiência personalizada para viajantes a lazer ou negócios.



Fonte

Redação

Recent Posts

Aposta de Porto Alegre ganha mais de R$ 80 milhões no concurso 2920 da Mega-Sena

Uma aposta feita em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, levou o prêmio de…

35 minutos ago

Estudo diz que há matéria-prima suficiente para produzir combustível sustentável de aviação

Estudo da IATA e Worley Consulting confirma matéria-prima suficiente para produção de SAF até 2050A…

55 minutos ago

atrelar votação da isenção do IR à da anistia é loucura

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, considerou como “loucura” parlamentares atrelarem a votação da isenção…

2 horas ago

No Mubi: filme premiado em Berlim que impressiona

Tarsem Singh é um cineasta indiano conhecido por comerciais e videoclipes musicais. Também dirigiu dois…

2 horas ago

FIT 2025 conclui primeiro dia, veja fotos – M&E

BUENOS AIRES – Chega ao fim o primeiro dia da Feira Internacional de Turismo da…

2 horas ago

confira as 15 dezenas sorteadas neste sábado (27)

Foram sorteadas, na noite deste sábado (27), as 15 dezenas da Lotofácil válidas pelo concurso 3498.Números sorteados da LotofácilVeja…

3 horas ago