A morte de Constantino de Oliveira Júnior, aos 57 anos, na sexta-feira (24), gerou forte comoção entre empresas e entidades do setor aéreo e do turismo no Brasil e na América Latina. Fundador da Gol Linhas Aéreas e um dos criadores do Abra Group, o empresário estava em tratamento de saúde nos Estados Unidos.
Em nota oficial, o Abra Group destacou o papel de Constantino como um visionário que tinha um propósito claro: tornar o transporte aéreo acessível a todos. Segundo a companhia, sob sua liderança a Gol foi responsável por democratizar o transporte aéreo no Brasil, impactando diretamente o desenvolvimento econômico do país e ampliando o acesso de milhões de brasileiros às viagens de avião.
“O Abra continuará seu legado, trabalhando por um ambiente mais equilibrado na América Latina, fortalecendo a conectividade e ampliando o acesso ao transporte aéreo”, afirmou o grupo em comunicado.
A Fundação Memória do Transporte (FuMTran) também manifestou pesar pela morte do empresário, ressaltando sua importância para o setor de transporte no Brasil. A entidade lembrou a trajetória de Constantino desde sua atuação na Comporte Participações, no transporte terrestre, até a fundação da Gol, em 2001, onde permaneceu como presidente executivo até 2012, quando passou a comandar o conselho de administração.
A FuMTran destacou ainda sua atuação institucional no setor aéreo, representando a Gol no conselho deliberativo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), além de sua paixão pelo automobilismo, que o levou a competir na Stock Car e a conquistar o título da Copa Porsche.
“O legado de Constantino de Oliveira Júnior marcou o transporte brasileiro de forma definitiva”, afirmou a fundação, que se solidarizou com familiares e amigos.
A CVC Corp também divulgou nota lamentando a morte de Constantino, definido pela empresa como um dos empresários mais influentes da aviação e do turismo no país. A operadora destacou o papel decisivo do fundador da GOL na democratização das viagens aéreas e no fortalecimento da cadeia do turismo nacional.
A companhia relembrou ainda a relação histórica entre Constantino e a família Paulus, fundadora da CVC, marcada por parcerias e pela visão comum de ampliar o acesso dos brasileiros ao turismo. “Essa integração entre aviação e turismo foi fundamental para o desenvolvimento do setor”, afirmou a empresa.
Airbus participa do Singapore Airshow com os modelos A350-1000, A220, A400M e H145M, além de…
A Coreia do Norte disparou vários mísseis balísticos em direção ao mar na terça-feira (27),…
Ícone do Axé Music, o cantor e compositor Luiz Caldas vai antecipar o clima de…
Pizzaria estreia após retrofit e se espalha pelos navios da companhia (Divulgação)A Regent Seven Seas…
A União Pet (AUAU3) aprovou nesta segunda-feira (26) a distribuição de dividendos intermediários no valor…
Leia também• Itamaracá recebe shows do "Pernambuco Meu País Verão", neste final de semana• Destino…