Categories: Turismo

Emirates Flight Catering inaugura biodigestor e estima corte de 2 mil toneladas de CO₂ por ano

A Emirates Flight Catering (EKFC) ampliou sua estratégia de gestão de resíduos com a instalação de um biodigestor de grande escala em sua Unidade Central de Comissariado, em Dubai. O equipamento, modelo Power Knot LFC-3000, permite o tratamento de resíduos orgânicos no próprio local, reduzindo o envio de material para aterros sanitários e contribuindo para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa.

O sistema opera por meio de digestão aeróbia, utilizando oxigênio, calor e microrganismos para decompor resíduos alimentares. O processo gera água de reuso, destinada a fins não potáveis. Segundo a empresa, a eficiência do biodigestor tende a aumentar ao longo do tempo, à medida que a cultura de microrganismos se adapta a diferentes tipos de resíduos.

“Na EKFC, entendemos que nosso maior impacto positivo nasce da gestão responsável de resíduos. Nosso foco é tratar o que geramos, evitar os aterros sanitários e reintegrar esses materiais ao ciclo produtivo. A ativação de um biodigestor desta magnitude é um marco operacional histórico, que acelera nossa jornada rumo ao desperdício zero”, afirmou Shahreyar Nawabi, CEO da Emirates Flight Catering.

Desde a ativação, em dezembro de 2025, o volume processado cresce de forma gradual. Atualmente, o biodigestor trata até 3,5 toneladas de resíduos por dia, com expectativa de alcançar cerca de 6 toneladas diárias, conforme a maturidade biológica do sistema e a composição dos resíduos.

Com base nos fatores de conversão do Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido (DEFRA), a EKFC estima que cada tonelada de resíduo alimentar desviada de aterros evite a emissão de aproximadamente 0,7 tonelada de CO₂ equivalente. Em plena capacidade operacional, o biodigestor poderá evitar mais de 2.000 toneladas de CO₂e por ano, principalmente pela redução das emissões de metano associadas à decomposição em aterros.

A iniciativa integra um conjunto mais amplo de ações ambientais da empresa. No último ano, a EKFC registrou a geração de 4 mil MWh por meio de painéis solares, evitando cerca de 1,6 mil toneladas de CO₂e, além da introdução gradual de veículos elétricos em sua operação. A companhia também prevê a chegada de um elevador de carga elétrico experimental em 2026.

Em 2025, a empresa processou cerca de 75 toneladas de resíduos alimentares em um biodigestor de menor porte, eliminou 45 mil quilos de plástico de uso anual após reformulação de embalagens e desenvolveu 47 receitas a partir do aproveitamento integral de insumos. A EKFC também mantém parceria com a fazenda vertical Bustanica, fornecedora de alface utilizada na produção de cerca de 28 mil saladas diárias servidas pela Emirates. Para controle operacional, a empresa utiliza sistemas de automação com inteligência artificial e visão computacional para monitorar a produção e reduzir desperdícios.



Fonte

Redação

Recent Posts

Balança comercial tem segundo melhor resultado para janeiro

A balança comercial registrou o segundo maior superávit para meses de janeiro desde o início…

11 minutos ago

O que aconteceria se a Terra comeasse a girar com o dobro da velocidade atual?

Nosso planeta gira a uma velocidade aproximada de 465 metros por segundo ou 1.674 quilmetros…

45 minutos ago

No Prime Video: o suspense não mora no porão. Mora no abraço

A maternidade nunca foi para todas as mulheres, e muito mais dignas de respeito são…

56 minutos ago

Nova York e Miami já estão entre os destinos mais reservados por brasileiros em 2026

Levantamento da Civitatis mostra alta procura por cidades-sede dos jogos do Brasil (Divulgação/Civitatis)Com a Copa…

58 minutos ago

Dino determina que Três Poderes suspendam ‘penduricalhos’ do reajuste de servidores

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino determinou nesta quinta-feira (5) que os…

1 hora ago

Pegue a pipoca e se jogue no sofá para assistir essa comédia romântica deliciosa no Prime Video

Em “Upgrade: As Cores do Amor”, dirigido por Carlson Young, Ana (Camila Mendes) trabalha como…

2 horas ago