Categories: Turismo

Embratur lança digital para orientar turistas internacionais no Carnaval do Rio

Os visitantes do Carnaval do Rio de Janeiro passam a contar, em 2026, com um novo recurso tecnológico para apoiar a experiência na cidade. A Embratur lança nesta quarta-feira (11) o What’s Up Rio, um assistente digital desenvolvido para concentrar, organizar e recomendar informações sobre tudo o que acontece na capital fluminense durante o período da festa. A solução foi treinada para receber perguntas e fornecer respostas em diversos idiomas.

A proposta é acompanhar o turista em todas as etapas da jornada, do planejamento inicial à vivência em tempo real do destino. Voltado especialmente ao período carnavalesco, o assistente reúne dados sobre blocos de rua, desfiles das escolas de samba, mudanças na mobilidade urbana, transporte público, além de sugestões de bares e restaurantes, atrações culturais, pontos turísticos e serviços essenciais, como contatos de emergência e orientações práticas.

O recurso atende turistas internacionais, brasileiros interessados em experiências culturais e urbanas, empreendedores do turismo e da economia criativa, além de gestores públicos e parceiros envolvidos na promoção do destino.

Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o público passa a ter à disposição um agente digital capaz de oferecer respostas rápidas, confiáveis e personalizadas sobre a programação da cidade e os principais serviços disponíveis.

“Além de melhorar a experiência do visitante, o What’s Up Rio estimula o consumo da oferta turística local, amplia o tempo de permanência do viajante no destino e fortalece a narrativa cultural e urbana do Rio de Janeiro. Isso tudo, especialmente durante o Carnaval, que é uma peça-chave na promoção do Brasil no exterior, graças a toda essa força e diversidade cultural da nossa festa”, ressalta Freixo.

O dirigente também lembra que a compra de passagens aéreas internacionais para o Rio de Janeiro entre os dias 13 e 18 de fevereiro tem previsão de crescimento de 9% em 2026, de acordo com levantamento da Embratur. O avanço acompanha a tendência nacional, já que o Brasil registrou aumento de 21% na busca por bilhetes em comparação com 2025.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a SmartTalks.ai, com articulação institucional junto a atores locais como Orla Rio e SindRio, além de produtores culturais e representantes do trade turístico.



Fonte

Redação

Recent Posts

James Van Der Beek vendia camisas autografadas para pagar tratamento contra câncer

James Van Der Beek, conhecido por interpretar Dawson Leary na clássica série "Dawson’s Creek", vendia…

28 minutos ago

Drama épico com Richard Gere e Jodie Foster, inspirado em clássico do cinema francês, está no Prime Video

Baseado no clássico francês “O Retorno de Martin Guerre” (1982), “Sommersby” é um drama histórico…

33 minutos ago

Tribunal do CADE aprova aumento de participação da United na Azul para 8%

O plenário do Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprovou sem restrições o aumento da participação…

35 minutos ago

Petróleo fecha em alta com tensões entre Washington e Teerã e estoques nos EUA

O petróleo fechou em alta nesta quarta-feira, 11, com o Brent subindo acima de US$…

49 minutos ago

Por que muitas pessoas tem mania de ‘viver no passado’?

difcil explicar por que amamos o passado enquanto vivemos na "melhor poca para se estar…

1 hora ago

Jeremy Allen White encarna Bruce Springsteen em biografia complexa e delicada, na Disney+

Quando vemos um artista consagrado, raramente conseguimos dimensionar o percurso que o levou até ali.…

2 horas ago