Os visitantes do Carnaval do Rio de Janeiro passam a contar, em 2026, com um novo recurso tecnológico para apoiar a experiência na cidade. A Embratur lança nesta quarta-feira (11) o What’s Up Rio, um assistente digital desenvolvido para concentrar, organizar e recomendar informações sobre tudo o que acontece na capital fluminense durante o período da festa. A solução foi treinada para receber perguntas e fornecer respostas em diversos idiomas.
A proposta é acompanhar o turista em todas as etapas da jornada, do planejamento inicial à vivência em tempo real do destino. Voltado especialmente ao período carnavalesco, o assistente reúne dados sobre blocos de rua, desfiles das escolas de samba, mudanças na mobilidade urbana, transporte público, além de sugestões de bares e restaurantes, atrações culturais, pontos turísticos e serviços essenciais, como contatos de emergência e orientações práticas.
O recurso atende turistas internacionais, brasileiros interessados em experiências culturais e urbanas, empreendedores do turismo e da economia criativa, além de gestores públicos e parceiros envolvidos na promoção do destino.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o público passa a ter à disposição um agente digital capaz de oferecer respostas rápidas, confiáveis e personalizadas sobre a programação da cidade e os principais serviços disponíveis.
“Além de melhorar a experiência do visitante, o What’s Up Rio estimula o consumo da oferta turística local, amplia o tempo de permanência do viajante no destino e fortalece a narrativa cultural e urbana do Rio de Janeiro. Isso tudo, especialmente durante o Carnaval, que é uma peça-chave na promoção do Brasil no exterior, graças a toda essa força e diversidade cultural da nossa festa”, ressalta Freixo.
O dirigente também lembra que a compra de passagens aéreas internacionais para o Rio de Janeiro entre os dias 13 e 18 de fevereiro tem previsão de crescimento de 9% em 2026, de acordo com levantamento da Embratur. O avanço acompanha a tendência nacional, já que o Brasil registrou aumento de 21% na busca por bilhetes em comparação com 2025.
O projeto foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a SmartTalks.ai, com articulação institucional junto a atores locais como Orla Rio e SindRio, além de produtores culturais e representantes do trade turístico.

