Nordeste Magazine
Turismo

Embratur apresenta sistema de gestão no Google Cloud Summit 2025

Embratur apresenta sistema de gestão no Google Cloud Summit 2025

O palco principal do Google Cloud Summit 2025, que acontece no Transamérica Expo Center, em São Paulo, contou com uma participação especial da Embratur. A convite da Google Brasil, a agência esteve no evento para apresentar, nessa quarta-feira (10), a experiência com o desenvolvimento de um sistema próprio de gestão. A solução foi implementada pela própria equipe da Embratur utilizando a tecnologia Google AppSheet e outras ferramentas que permitem criar aplicativos, sites ou sistemas de forma simplificada.

Nomeada de “Hermes”, a aplicação é um sistema de gerenciamento que conecta o planejamento estratégico da Embratur à execução de suas despesas. Na prática, a ferramenta permite que todos os investimentos, custos e ações da agência sejam organizados, categorizados e rastreáveis. O sistema permite visualizar as informações sob diversos recortes (financeiro, orçamentário, contábil e estratégico), além de gerar dados para a análise de resultados e apuração de indicadores de política pública, como mercados prioritários, segmentos turísticos, ferramentas de promoção utilizadas, entre outros.

Representaram a Embratur no painel, Caroline Jorge, gerente de Orçamento, Finanças e Contabilidade; Nathan Souza, gerente de Transformação Digital; Gabriel de Jesus, supervisor de orçamento e João Barros, assessor executivo júnior. Durante a apresentação, a equipe explicou a trajetória para desenvolvimento do Hermes e o processo interno de transição tecnológica pelo qual a Agência passou na atual gestão.

O Hermes foi apontado pela própria Google como um dos maiores e mais completos cases de uso da plataforma AppSheet na América Latina. O destaque vai além da ferramenta em si: enquanto o desenvolvimento sem códigos de programação costuma ser aplicado a soluções pontuais, a equipe da Embratur adotou uma abordagem estratégica e estruturada. Antes da fase de programação, foram conduzidos processos rigorosos de revisão normativa, redesenho de processos, definição do modelo de negócio e elaboração de fluxogramas. Com isso, o desenvolvimento técnico se tornou ágil e fluido, maximizando os ganhos de produtividade.

O foco principal do Hermes é o gerenciamento da execução orçamentária, o controle do planejamento e a produção de dados históricos qualificados. E embora o sistema tenha sido desenvolvido para atender às necessidades específicas da Embratur, seu modelo serve como referência para outras instituições públicas ou privadas.

Marcelo Freixo, presidente da Agência, elogiou o recurso. “O diferencial do projeto está na união entre negócio e tecnologia, demonstrando que soluções personalizadas podem ser construídas por equipes dinâmicas, aproximando a gestão do processo de desenvolvimento tecnológico por meio dessas ferramentas”, destacou.

Com o lançamento do Hermes, em janeiro deste ano, a agência passou a gerar dados estruturados, sistematizados e validados sobre a execução de sua política de promoção internacional do turismo.

Roberto Gevaerd, diretor de Gestão e Inovação da Embratur, comparou o antigo sistema ao uso do Hermes. “Em 2023, a gestão da Embratur ainda dependia de dezenas de planilhas, o que demandava muito esforço para consolidar e interpretar informações”, lembrou.

“Dois anos depois, temos o Hermes, um sistema que conecta planejamento, orçamento e resultados em tempo real. Além de facilitar a gestão, o sistema amplia a transparência, dá mais clareza às nossas decisões e consolida a cultura de inovação que estamos construindo na Embratur”, disse.

Além dos benefícios internos como ganho de produtividade, maior eficiência na gestão e tomadas de decisões com base em dados concretos, o Hermes criou uma nova fonte de dados e informações acessíveis à sociedade. Isso permite que os investimentos da Embratur possam ser analisados, avaliados e relacionados aos resultados alcançados. “Estamos falando de uma iniciativa pioneira em transparência e inteligência institucional no setor de turismo internacional”, acrescentou Freixo.



Fonte

Veja também

Congonhas vai dobrar de tamanho com aporte bilionário do Novo PAC

Redação

John Chidsey assume como CEO da Norwegian Cruise Line Holdings

Redação

Embraer E195-E2 sai da pista em aeroporto no Canadá

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.