A Embratur abriu nesta segunda-feira (13) edital para selecionar empresas, destinos e instituições turísticas interessadas em representar o Brasil como coexpositores em quatro das principais feiras internacionais de multiprodutos no primeiro semestre de 2026. A iniciativa, em parceria com o Sebrae, visa fortalecer a imagem do país no exterior e ampliar oportunidades de negócios. As inscrições são gratuitas e vão até 24 de outubro, exclusivamente pelo sistema eletrônico da Agência.
O circuito começa com a Fitur, de 21 a 25 de janeiro, em Madri, seguida pela Vitrina Turística Anato de 25 a 27 de fevereiro, em Bogotá. Logo depois, o Brasil marcará presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), de 25 de fevereiro a 1º de março, e encerra o ciclo na ITB Berlin, de 3 a 5 de março.
A iniciativa está ancorada no Plano Brasis, o Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027, que define mercados emissores e segmentos prioritários, classificando-os como Consolidados, Essenciais, de Crescimento e de Oportunidade. A estratégia prioriza nichos de alta rentabilidade e menor sazonalidade, com sustentabilidade, ações climáticas, afroturismo e diversidade como eixos transversais.
“Levar a diversidade dos nossos destinos e a qualidade dos nossos serviços para as principais vitrines do turismo mundial é central. Queremos mostrar um Brasil autêntico, que respeita a natureza e sua gente. Essas feiras são oportunidade para fechar negócios, fortalecer parcerias e construir uma nova imagem do país”, destaça Marcelo Freixo, presidente da Embratur, sobre a importância da ação.
Podem se candidatar órgãos públicos, entidades representativas de destinos e empresas do setor privado, incluindo operadores de turismo receptivo internacional, meios de hospedagem, companhias aéreas e negócios que agreguem valor à promoção do Brasil, como atrativos turísticos e parques temáticos.
Os interessados serão avaliados por um sistema de pontuação que considera estratégias de promoção internacional, diversificação de produtos e práticas de sustentabilidade. Os coexpositores aprovados devem garantir presença durante toda a feira, promover exclusivamente produtos brasileiros e preencher relatórios de impacto de negócios, sob risco de sanções em futuras seleções.
Para esclarecer dúvidas, a Embratur realizará um webinar no dia 16 de outubro, às 11h. A divulgação dos resultados ocorrerá em novembro, de forma escalonada: Fitur no dia 17, Anato no dia 18, BTL no dia 19 e ITB Berlin no dia 20. Dúvidas pelo e-mail: [email protected].
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou à Marquês de Sapucaí pouco depois de…
Com a morte de Arthur Howitzer Jr., a redação toma uma decisão operacional: fechar a…
O Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU) foi fechado duas vezes na tarde deste domingo, 15,…
Leia também• Morre francês Michel Portal, referência do jazz contemporâneo• Morte de James Van Der…
Abrir a noite em “Os Cantores” é ficar dentro de um pub simples, com um…
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou neste sábado (14) pela…