Embraer conclui visita à Índia para ampliar sua cadeia de suprimentos, avaliar fornecedores locais e reforçar a cooperação industrial
A Embraer concluiu hoje (9), uma nova visita institucional à Índia com o objetivo de ampliar sua cadeia de suprimentos no país e aprofundar a cooperação industrial bilateral entre Brasil e Índia.
A iniciativa está alinhada à estratégia da fabricante de expandir parcerias locais nos segmentos de aviação civil, aviação de negócios e defesa, com foco em fornecedores industriais e capacidades tecnológicas instaladas no mercado indiano.
Expansão da cadeia de suprimentos na Índia
Durante a visita, a Embraer avaliou potenciais fornecedores indianos em diferentes áreas industriais, incluindo montagem de aeroestruturas, usinagem, forja e fundição, materiais compostos, cablagem elétrica, além do desenvolvimento de hardware e software.
O mapeamento faz parte de um processo contínuo para estruturar um programa local de cadeia de suprimentos voltado à integração de empresas indianas às operações globais da fabricante.
Cooperação industrial e presença institucional
A visita foi organizada a partir da presençada Embraer no país e de discussões em andamento com empresas locais e representantes do governo indiano.
O fabricante considera a Índia um parceiro estratégico na região da Ásia-Pacífico e avalia a implementação de um programa estruturado de suprimentos locais como parte de sua estratégia de crescimento regional.
De acordo com a empresa, o fortalecimento da atuação no país foi ampliado recentemente com a inauguração de um escritório em Nova Delhi. Além disso, foi criada uma equipe local dedicada à área de Compras, com a função de apoiar iniciativas relacionadas à cadeia de suprimentos e à integração de fornecedores indianos aos programas da Embraer.
Mercado indiano e frota em operação
A Índia é considerada um mercado estratégico para a Embraer em todos os seus segmentos de atuação. Atualmente, mais de 44 aeronaves da fabricante estão em operação no país, atendendo clientes de aviação comercial, jatos executivos e defesa e segurança.
A frota inclui cinco jatos VIP da Embraer operados pelo governo indiano e três aeronaves militares EMB 145 AEW “Netra”, utilizadas pela Força Aérea Indiana em missões de alerta aéreo antecipado.

