Embraer e Mahindra anunciam planos para instalar MRO do C-390 Millennium na Índia
A Embraer e o Mahindra Group anunciaram nesta quinta-feira (19), planos para estabelecer uma instalação de Manutenção, Reparo e Revisão (MRO) na Índia para o cargueiro multimissão C-390 Millennium, caso a aeronave seja selecionada pela Força Aérea Indiana (IAF).
A iniciativa prevê suporte completo em território indiano para a frota do C-390, com foco em disponibilidade operacional, prontidão e sustentação ao longo do ciclo de vida. As empresas já haviam firmado, em outubro, um acordo de cooperação estratégica para viabilizar a produção local da aeronave militar de transporte, alinhada à política industrial “Make in India”.
A instalação de MRO deverá oferecer manutenção básica e pesada, inspeções estruturais, testes, reparo e revisão de componentes, suporte de aviônicos e programas de treinamento. O objetivo é assegurar níveis elevados de disponibilidade da aeronave de transporte militar médio, reduzindo dependência de suporte externo.
A proposta está vinculada à possível escolha do C-390 no programa de aeronaves de transporte médio, que busca substituir e complementar a frota de aeronaves de transporte médio da IAF. O plano contempla fabricação local do cargueiro militar, com participação de empresas aeroespaciais indianas tanto na produção quanto nas atividades de MRO.
A cooperação entre Embraer e Mahindra tem como eixo o fortalecimento da capacidade industrial doméstica e a ampliação da autonomia estratégica da Índia no setor de defesa, em consonância com as diretrizes governamentais de desenvolvimento industrial.
Além do suporte à Força Aérea Indiana, a Embraer avalia a possibilidade de posicionar o país como hub regional de MRO para operadores internacionais do C-390 Millennium no futuro.
O C-390 Millennium é um jato de transporte militar com capacidade de carga útil de até 26 toneladas. A aeronave pode cumprir missões de transporte de carga e tropas, lançamentos aéreos, evacuação aeromédica, busca e salvamento, combate a incêndios e operações humanitárias.
O modelo é projetado para operar em pistas não pavimentadas ou temporárias e pode ser configurado para reabastecimento em voo, tanto como aeronave tanque quanto como receptora.
O C-390 Millennium já foi selecionado por forças aéreas do Brasil, Portugal, Hungria, Países Baixos, Áustria, Coreia do Sul, Uzbequistão, República Tcheca, Suécia, Eslováquia e Lituânia, ampliando sua presença no mercado global de aeronaves de transporte militar médio.
A Embraer mantém aproximadamente cinquenta aeronaves de onze modelos em operação nos segmentos comercial, defesa e aviação de negócios.
No setor de defesa, a plataforma ERJ145 serve de base para a aeronave AEW&C “Netra” operada pela Força Aérea Indiana. Já o Legacy 600 é utilizado pela IAF e pela Border Security Force (BSF) para transporte de autoridades.
Associações que representam aeroportos e companhias aéreas pediram à Comissão Europeia a revisão do modelo…
O que faz você se orgulhar de seu país? Essa pergunta foi feita para mais…
Voc pode ter visto isso nas redes sociais, em um post do MDig ou at…
Localizado no extremo sul da Bahia, Prado desponta como um dos destinos mais encantadores do…
A economia brasileira cresceu 2,2% em 2025, na comparação com 2024, estimou a pesquisa Monitor…
A Copa do Brasil de 2026 começou nesta semana com status reforçado de competição mais…