A Embraer anunciou no último domingo (12), que irá participar na Seoul International Aerospace & Defense Exhibition, ADEX 2025, entre 20 e 24 de outubro, onde apresentará seu portfólio completo de Defesa & Segurança — com destaque para o C-390 Millennium.
Desde a seleção do C-390 pela Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul (DAPA), em 2023, para o programa Large Transport Aircraft (LTA-II), a Embraer vem ampliando sua parceria com o país. O contrato inclui aeronaves configuradas de acordo com os requisitos operacionais da Força Aérea da República da Coreia, além de um pacote de suporte completo que abrange treinamento, peças sobressalentes e equipamentos de apoio em solo.
O acordo prevê um extenso programa de cooperação industrial, com a produção local de componentes estratégicos do C-390 por empresas coreanas como ASTG, EMK e Kencoa Aerospace. A iniciativa fortalece as capacidades da base industrial de defesa da Coreia do Sul e amplia os laços aeroespaciais entre os dois países.
Parcerias e expansão regional
Nos últimos meses, a Embraer intensificou sua atuação no mercado asiático. Em parceria com a Agência de Promoção de Comércio e Investimento da Coreia (Kotra), realizou um roadshow em Sacheon e Busan para identificar novas oportunidades de colaboração com fornecedores locais.
A relação entre a Embraer e o setor aeroespacial coreano remonta ao lançamento do programa E-Jets E2, em 2013. Mais recentemente, o Centro de Inspeção de Voo da Coreia passou a operar um jato executivo Praetor 600, ampliando a presença da fabricante brasileira no segmento de aviação executiva.
C-390 Millennium: desempenho e expansão global
O C-390 Millennium já foi selecionado por onze forças aéreas ao redor do mundo. A aeronave está em operação com as forças aéreas do Brasil, Portugal e Hungria.
O C-390 pode transportar até 26 toneladas de carga, atingir velocidades de 470 nós e operar em pistas não pavimentadas. O modelo executa múltiplas missões, como transporte de tropas e cargas, evacuação médica, combate a incêndios e operações humanitárias.
A versão equipada para reabastecimento em voo, designada KC-390, utiliza um sistema de pods instalados sob as asas.

