Embraer E195-E2 da Porter Airlines saiu da pista durante pouso no aeroporto de Halifax, no Canadá
Um Embraer E195-E2 da Porter Airlines saiu da pista na noite de ontem (11), durante o pouso no aeroporto internacional de Halifax, no Canadá.
A aeronave de matrícula C-GKXH, que operava um voo procedente de Toronto, se envolveu no incidente em meio a condições meteorológicas adversas causadas pela neve. Não houve feridos.
Ocorrência durante pouso sob mau tempo
Relatos locais e testemunhas descreveram a pista como “escorregadia” e com condições consideradas “perigosas” à imprensa canadense, em razão de uma frente fria polar que atingia a região no horário da operação.
BREAKING: WATCH:
Plane slides off runway at Halifax Stanfield Airport, Canada. pic.twitter.com/nD3h4X9JIg
— 𝐀𝐋𝐏𝐇𝐀 ® (@Alpha7021) February 12, 2026
Resposta operacional e evacuação
Equipes de emergência foram acionadas imediatamente após o ocorrido. Os passageiros e tripulantes foram desembarcados por meio de escadas móveis e transportados em ônibus até o terminal. Apesar da aeronave ter parado fora da superfície pavimentada, não houve danos estruturais graves.
Impacto nas operações do aeroporto
A aeronave permaneceu nas proximidades da cabeceira de uma das pistas (14/32), que foi fechada para permitir as operações de remoção e a condução de procedimentos preliminares de segurança.
Diversos voos sofreram atrasos ou cancelamentos em função da combinação do incidente e do mau tempo.

