A embaixada da Rússia no Quênia divulgou nas redes sociais um vídeo criado com uso de inteligência artificial no qual o presidente russo, Vladimir Putin, aparece caracterizado como Papai Noel distribuindo presentes a diferentes líderes mundiais.
O vídeo foi publicado dias após o Natal e tem pouco mais de 1 minuto de duração. As cenas mostram Putin entregando caixas de presente que, ao serem abertas, revelam objetos distintos para cada chefe de Estado retratado.
A sequência começa com o presidente da China, Xi Jinping, que recebe dois enfeites natalinos com os símbolos do yuan e do rublo. Ao posicioná-los em uma árvore de Natal, um ornamento com o símbolo do dólar cai ao chão.
Continua depois da publicidade
Em seguida, o primeiro ministro da Índia, Narendra Modi, aparece recebendo um avião de combate de origem russa. O então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, surge logo depois e abre um porta retrato com uma foto sua ao lado de Putin.
O vídeo também mostra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, recebendo um equipamento de som. Ao ligá-lo, inicia-se uma música com a mensagem “not war, just peace”, enquanto o personagem reage de forma animada.
Na sequência, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, abre um presente que contém um globo de neve com a imagem da usina nuclear de Akkuyu. O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, recebe uma espada acompanhada de um bilhete de agradecimento.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, aparece em uma das últimas cenas. Diferentemente dos demais, ele abre uma caixa que contém algemas, que são colocadas em seus pulsos antes de a imagem mostrar o personagem atrás de grades.
O encerramento do vídeo mostra o primeiro ministro da Hungria, Viktor Orbán, recebendo um vale que faz referência ao fornecimento de gás.
Na publicação que acompanha o vídeo, a embaixada afirma que o período natalino é um momento de presentear, dizendo que amigos recebem algo positivo, enquanto outros também recebem aquilo que lhes corresponde.
Continua depois da publicidade

