Nordeste Magazine
Turismo

Drone agrícola faz transporte irregular no Pará

Drone agrícola faz transporte irregular no Pará

Sindag denuncia à ANAC caso de uso irregular de drone agrícola como transporte em lavoura no Pará

O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) protocolou na última segunda-feira (2), denúncia formal junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) após a divulgação de imagens que mostram um operador utilizando um drone agrícola de pulverização para transportar uma pessoa dentro de uma lavoura.

O caso teria ocorrido no município de Tucumã, no sul do Pará, e foi inicialmente divulgado pelo próprio operador em redes sociais, com posterior repercussão na imprensa.

Aviação agrícola e exigências operacionais

O Sindag disse que a aviação agrícola, incluindo o uso de drones agrícolas e aeronaves tripuladas, é uma atividade fortemente regulada no Brasil, com requisitos específicos de qualificação técnica, certificação e operação.

De acordo com Gabriel Colle, diretor executivo do sindicato, o setor adota tecnologias que permitem aplicações mais precisas, no momento adequado, contribuindo para maior eficiência operacional e racionalização do uso de insumos no campo.

Posição institucional do Sindag

A entidade acrescentou que atua de forma contínua na interlocução com órgãos reguladores e na transparência junto à sociedade. “Não temos espaço para amadores ou irresponsáveis”, concluiu o diretor-executivo do Sindag, ao enfatizar que práticas fora das normas não representam o conjunto da aviação agrícola brasileira.

Procurada por AERO Magazine, a ANAC não havia se manifestado até a publicação desta matéria.





Fonte

Veja também

Europa impulsiona recorde histórico do turismo internacional no Brasil

Redação

Cruise360 Brasil 2026 confirma gigantes da indústria de cruzeiros

Redação

Boeing estima R$ 1 trilhão em investimentos na aviação da Índia e do sul da Ásia

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.