Categories: Economia

Defesas de Filipe Martins e Marcelo Câmara enviam alegações finais ao STF

As defesas dos réus Filipe Martins e Marcelo Câmara na ação penal do golpe apresentaram neste sábado, 11, as suas alegações finais após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes recuar da decisão de destituir os advogados.

Na última quinta-feira, 11, o ministro-relator do processo que apura uma tentativa de golpe ocorrida entre 2022 e 2023 decidiu destituir os advogados Jeffrey Chiquini e Eduardo Kuntz das defesas dos seus clientes, respectivamente Martins e Câmara, sob o argumento de que teriam atuado de forma “inusitada” e com “nítido caráter procrastinatório” ao deixar de apresentar as alegações finais no prazo.

Na avaliação de Moraes, os dois advogados incorreram nas práticas de litigância de má-fé e tentativa de retardar o andamento da ação penal que apura a tentativa de golpe de Estado. Contudo, diante da repercussão do caso, o ministro recuou da decisão e permitiu que Chiquini e Kuntz voltassem a defender os réus.

LISTA GRATUITA

10 small caps para investir

A lista de ações de setores promissores da Bolsa

As duas defesas pediram nas alegações finais que os seus clientes sejam absolvidos de todos os crimes imputados a eles e também suscitaram questões preliminares semelhantes, com pedidos de nulidade de fatores chave do processo.

Dentre os pedidos feitos pelos dois advogados constam a declaração de impedimento de Moraes como relator dos caso por falta de imparcialidade, a incompetência do STF para julgar o processo e a anulação da ação penal por cerceamento de defesa.

Essas questões preliminares já haviam sido apresentadas pelos advogados dos réus do núcleo crucial da trama golpista e foram rejeitadas integralmente pela maioria da Primeira Turma do STF.

Continua depois da publicidade

Ao pedir a absolvição de Martins, o advogado Chiquini argumentou que a prisão do seu cliente “comprometeu a lisura da investigação e violou o devido processo legal, contaminando toda a persecução penal”.

O ex-assessor de assuntos internacionais da Presidência durante o governo Jair Bolsonaro foi preso em janeiro de 2024 na Operação Tempus Veritatis, que investigou a suposta tentativa de golpe de Estado gestada no mandato de Bolsonaro. Ele foi solto em agosto do mesmo ano mediante o cumprimento medidas cautelares.

“A prisão do defendente não serviu a um propósito legítimo, mas sim como um mecanismo de coerção ilegal, o que impõe sua anulação e o reconhecimento da ilegitimidade da persecução penal instaurada, sendo verdadeiro imperativo moral a sua absolvição”, sustentou a defesa, apontando que a Procuradoria-Geral da República (PGR) não apresentou provas do envolvimento do seu cliente na tentativa de golpe.

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência, citou Martins em sua delação. Afirmou que o então assessor foi o responsável por entregar a Bolsonaro uma minuta golpista, que previa a prisão de autoridades como o ministro Alexandre de Moraes e a anulação do resultado da eleição.

A defesa do coronel de Exército Marcelo Câmara também afirmou que não foram apresentadas provas pela PGR do envolvimento do seu cliente nos crimes. O militar está preso preventivamente desde junho deste ano por ter tentado acessar informações sigilosas sobre a delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência da República.

A PGR acusa Câmara de ter participado da elaboração da chamada “minuta do golpe” e monitorado Moraes com o objetivo de neutralizá-lo. Em contrapartida, a defesa argumenta, por exemplo que a PGR não descreveu quais teriam sido os equipamentos utilizados pelo militar no monitoramento do ministro, o que comprovaria a falta de provas do seu envolvimento.

Continua depois da publicidade

“Ele foi denunciado e está sendo processado única e exclusivamente por supostamente fazer um monitoramento, fato este exaustivamente esclarecido no decorrer da instrução penal”, disse Kutnz, que também contestou a delação de Mauro Cid e as conversas com o delator que muniram a acusação da PGR.



Fonte

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

De Joachim Trier, filme norueguês indicado ao Oscar reflete as dúvidas da juventude e está no Prime Video

Em “A Pior Pessoa do Mundo”, Renate Reinsve interpreta Julie sob direção de Joachim Trier,…

11 segundos ago

Gol pode voar do Paraguai para Miami

Gol Linhas Aéreas apresenta proposta para operar voo direto entre Assunção e MiamiO presidente do…

6 minutos ago

Turbulência no mercado ligada à IA reflete dois temores cada vez mais conflitantes

(Bloomberg) – A turbulência no mercado de ações desencadeada pela indústria de inteligência artificial reflete…

25 minutos ago

Empresas vão poder abater dívidas se conectarem faculdades à internet

Pelo menos 118 unidades de universidades públicas e institutos federais, com dificuldades de conectividade à…

1 hora ago

O faroeste definitivo está na Netflix — e não é só um filme: é um acontecimento na história do cinema

Quanto mais o tempo passa, mais se tem clara a superioridade artística de Sergio Leone…

2 horas ago

EUA suspende voos no principal aeroporto da fronteira com o México

Suspensão das operações no aeroporto de El Paso, no Texas, valeria por dez dias, mas…

2 horas ago