Categories: Economia

Defensoria pede ao STF que rejeite a denúncia da PGR contra Eduardo Bolsonaro

A Defensoria Pública da União (DPU) apresentou, nesta sexta-feira, 31, a defesa do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em acusação de coação em razão da atuação nos Estados Unidos feita em denúncia pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A DPU pede a rejeição da denúncia.

Na defesa, a DPU diz que a acusação apresentada pela PGR não demonstra que Eduardo tenha poder de realizar as sanções econômicas impostas pelo presidente americano, Donald Trump, ao Brasil. A defensoria assumiu a defesa do deputado uma vez que ele não constituiu advogado para cuidar do processo.

“O Denunciado não tem poder de decisão sobre a política externa dos Estados Unidos. Não tem competência para impor ou retirar sanções econômicas. Não integra o governo norte-americano. Não exerce função pública naquele país”, diz. “Atos de governo estrangeiro são expressão de soberania nacional e não decorrem de determinação de parlamentar brasileiro.”

LISTA GRATUITA

10 small caps para investir

A lista de ações de setores promissores da Bolsa

Além disso, a DPU pede a nulidade do processo já que as condutas de Eduardo teriam sido dirigidas contra o ministro relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

A defensoria também disse que não conseguiu contatar o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e não teve como obter a versão dele sobre os fatos.

“Ausente o denunciado e sem meios de contatá-lo, a defesa técnica fica impedida de elaborar defesa efetiva. A DPU não tem como obter sua versão dos fatos, documentos ou orientações sobre estratégia defensiva”, disse.

Continua depois da publicidade

Na semana passada, Moraes rejeitou o pedido da DPU para notificar por carta rogatória Eduardo Bolsonaro.

A carta rogatória é usada para cumprir decisões ou diligências de um processo fora do Brasil. A DPU defende que, como o deputado está nos Estados Unidos, ele deveria ser notificado no país. O procedimento depende da cooperação de autoridades americanas, o que o torna mais demorado. Além disso, um eventual pedido poderia enfrentar dificuldades no governo Donald Trump.

“Não resta dúvidas de que o denunciado, mesmo mantendo seu domicílio em território nacional, está criando dificuldades para ser notificado”, acrescentou o ministro.

A Comissão de Ética da Câmara dos Deputados também teve dificuldades em notificar o deputado enquanto uma representação contra ele tramitava no colegiado, mesmo mantendo um gabinete em funcionamento na própria Casa legislativa.

Em razão disso, a defesa de Eduardo na comissão também foi feita pela DPU. Nesse episódio, a comissão decidiu arquivar a representação contra o parlamentar. O PT, autor da ação, pedia a cassação do Eduardo também em razão das ações do parlamentar, que alegou que trabalha em solo americano para impor sanções do país ao STF e ao governo brasileiro.

O relator desse caso, deputado Delegado Marcelo Freitas (União-MG), usou a mesma alegação da DPU, de que Eduardo não é capaz de influenciar as decisões de um país americano, para pedir o arquivamento.

Continua depois da publicidade



Fonte

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Preços do petróleo se sustentam por ora, mas podem cair com acordos de paz, diz Citi

16 Fev (Reuters) – Os preços do petróleo podem permanecer sustentados no curto prazo, já…

20 minutos ago

conheça os modelos previstos na legislação brasileira

A definição da guarda de crianças e adolescentes é uma das decisões mais sensíveis em…

55 minutos ago

A mistura bizarra e diferente de comédia romântica com terror que acaba de chegar à Netflix

O amor pode até machucar, mas raramente vem acompanhado de uma máscara ensanguentada e um…

57 minutos ago

Uso de salas VIP cresce 35,9% no Carnaval e acompanha alta do turismo internacional

O Carnaval segue impulsionando o turismo no Brasil e ampliando a movimentação nos aeroportos. Dados…

1 hora ago

Carnaval alemão leva Trump, Putin e Merz ao banco dos réus da sátira; veja fotos

Centenas de milhares de pessoas tomaram as ruas da Alemanha nesta segunda-feira (16) para o…

1 hora ago

Morre João Adolfo Hansen, professor emérito da USP e referência em crítica literária

Morreu aos 83 anos o professor João Adolfo Hansen, crítico literário e docente do Departamento…

2 horas ago