Nordeste Magazine
Turismo

Decisão que aumentaria limite de passageiros no Santos Dumont será revogada

Decisão que aumentaria limite de passageiros no Santos Dumont será revogada

Governo federal irá revogar despacho que ampliaria o limite anual de passageiros no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro

O governo federal irá revogar um despacho publicado em dezembro, que previa a ampliação do limite anual de passageiros no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

O anúncio foi feito na tarde desta terça (3), pelo prefeito Eduardo Paes, em uma rede social, e ratificada no início da noite por Silvio Costa Filho, ministro dos Portos e Aeroportos. Com a decisão, permanece em vigor o teto atual de 6,5 milhões de passageiros por ano no terminal localizado na região central da capital fluminense.

Revogação do despacho

O despacho revogado autorizaria o aumento da capacidade anual do Santos Dumont em cerca de 1,5 milhão de passageiros, elevando o limite para aproximadamente oito milhões. A medida havia sido alvo de críticas e manifestações contrárias de entidades representativas da indústria e do comércio, além de questionamentos do próprio prefeito.

Críticas e alegações de favorecimento

Eduardo Paes afirmou, à época da publicação do despacho, que a ampliação poderia representar favorecimento à Infraero, administradora do aeroporto Santos Dumont, e a uma companhia aérea que tem forte atuação no terminal.

Segundo o prefeito, o aumento do fluxo no SDU poderia afetar o equilíbrio do sistema aeroportuário do Rio de Janeiro, especialmente a recuperação do aeroporto internacional do Galeão.

Ministério havia defendido a medida

Em dezembro, Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, disse que a ampliação do limite de passageiros no Santos Dumont não comprometeria o crescimento do Galeão. “A avaliação do governo é que a demanda adicional pode ser absorvida pelo sistema aeroportuário do Rio de Janeiro sem prejuízo à distribuição de voos”, disse o ministro, à época, ao canal Globonews, ao comentar a decisão agora revogada.

Em nota, a concessionária RIOgaleão, que administra o aeroporto internacional do Rio, disse que a coordenação dos aeroportos proporciona maior conectividade para o Rio, contribuindo com o desenvolvimento econômico da cidade, do estado e do país através do aumento da movimentação de passageiros e cargas.





Fonte

Veja também

Latam encerra 2025 com lucro recorde de US$ 1,46 bilhão e consolida liderança no hemisfério sul

Redação

Lagune Barra oferece desconto e transfer para shows na Farmasi Arena em 2026

Redação

Turismo no Oriente cresce com isenção de visto para brasileiros

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.