Novo modelo da família TBM estreia o G3000 PRIME e incorpora avanços em automação, segurança e operação single-pilot
A Daher apresentou oficialmente o TBM 980, nova variante da família de monoturboélices TBM, que introduz mudanças relevantes sobretudo na área de aviônicos e na experiência de pilotagem.
O TBM 980 passa a ser o primeiro da Daher equipado com o sistema Garmin 3000 PRIME, a terceira geração da suíte de aviônicos G3000, que adiciona nova funções e uma lógica mais simples, assim como telas sensíveis ao toque.
O lançamento ocorreu na unidade de produção da Daher Aircraft, em Tarbes, na França, durante um evento que reuniu clientes, parceiros industriais e autoridades do setor aeronáutico, com transmissão ao vivo para audiência global.
Embora tenha sido anunciado agora, o TBM 980 já conta com certificação emitida pela europeia EASA, além de validação pela FAA, o que permitirá o início das entregas ainda neste mês.
A principal novidade do TBM 980 está concentrada no cockpit. O Garmin G3000 PRIME substitui a geração anterior do G3000 e introduz uma interface baseada quase integralmente em telas sensíveis ao toque.
A suíte é formada por três displays de 14 polegadas, com bordas reduzidas e maior resolução, permitindo controle integrado de navegação, comunicação, gerenciamento de voo e sistemas da aeronave. Segundo a Daher, a lógica operacional foi redesenhada para reduzir etapas e menus, com acesso direto às funções mais utilizadas.
Entre as mudanças funcionais, destaca-se a adoção de uma interface baseada em aplicativos e atalhos, além da substituição do comando dedicado ao checklist por um joystick de quatro direções, que permite navegação, confirmação e acesso rápido às listas de verificação. O objetivo é diminuir a carga de trabalho em fases críticas do voo, especialmente em operações single-pilot.
O TBM 980 também mantém e amplia os recursos de segurança já introduzidos em versões recentes da linha, inclusive a função HomeSafe, que pouso autônomo ao toque de um botão. A novidade foi o conceito e-copilot, desenvolvido pela Daher, reúne sistemas automatizados de monitoramento do envelope de voo, proteção contra gelo e detecção meteorológica avançada.
O novo TBM também incorpora o radar meteorológico digital Garmin GWX 8000, que utiliza a tecnologia StormOptix para ajuste automático de ganho e inclinação, oferecendo melhor definição tridimensional de formações convectivas e núcleos de tempestade, ampliando a consciência situacional em voo IFR.
Porém, não houve mudança no propulsor, mantendo o conjunto composto pelo motor Pratt & Whitney Canada PT6E-66XT, gerenciado por FADEC, associado à hélice Hartzell de cinco pás em material composto. A aeronave também é certificada para operações totalmente PRIST-free, eliminando o uso de aditivos anticongelantes no sistema de combustível.
Na cabine, projetada para até seis passageiros, foram incorporados novos recursos de conectividade, incluindo a possibilidade de instalação de um terminal Starlink Mini para acesso à internet via satélite, além de portas USB-C de alta potência e um display dedicado de informações de voo.
O TBM 980 é o sexto modelo lançado pela Daher dentro da série TBM 900 desde a aquisição do programa, em 2014, e o primeiro a ser certificado sob a nova identidade jurídica Daher Aircraft. Até o final de 2025, a família TBM acumulava 1.294 aeronaves entregues em operação no mundo.
Quando voc encontra uma cadela linda em um lugar inusitado ou no meio do nada,…
A primeira linha de ação de “Bastardos Inglórios” é simples de enunciar e difícil de…
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o presidente do Congresso…
A Azul Linhas Aéreas anunciou nesta quinta-feira (22), a ampliação de sua malha aérea no…
Alguns filmes ultrapassam o tempo, atravessam gerações e seguem conquistando novos públicos mesmo décadas após…
A missão começa com Bond em serviço, circulando por ambientes onde a etiqueta serve de…