Categories: Economia

Cursos e especializações são importantes para 70% dos cabeleireiros

Mais de sete em cada dez cabeleireiros já investiram em cursos técnicos ou específicos, enquanto 84% consideram a especialização “extremamente importante” para a trajetória na beleza. É o que indica uma pesquisa realizada por Wella Professionals em parceria com a NielsenIQ.

Em um mercado em expansão, que registrou um marco histórico ao ultrapassar pela primeira vez a marca de US$ 1 bilhão em exportações durante 2025, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), os profissionais buscam cada vez mais se especializar.

A pesquisa ouviu 200 cabeleireiros profissionais de São Paulo e do Rio de Janeiro entre novembro e dezembro de 2025, com amostra que contempla salões de diferentes portes e modelos de negócio.

Continua depois da publicidade

Nos salões de menor porte, o estudo mostrou que o cabeleireiro costuma assumir diversos papéis dentro do negócio, com cerca de 4,25 funções no dia a dia. Esse profissional pode combinar atendimento, relacionamento com clientes, organização da operação e apoio à gestão.

Conforme o negócio aumenta, a estrutura tende a se organizar de forma mais segmentada, mas o caráter empreendedor permanece. Nos salões médios, a média é de 3,52 funções por profissional; nos grandes, de 3,81.

Ao mesmo tempo, os salões ganham não apenas funções, mas o negócio evolui em maturidade de gestão, com maior capacidade de estruturar funções, investir em equipe, organizar estoques e implementar rotinas mais consistentes.

Em uma profissão historicamente sem graduação universitária própria, a pesquisa indica que a maior parte dos cabeleireiros vem construindo, na prática, uma trajetória estruturada de formação. Dos profissionais de salões, 77% já realizaram cursos técnicos ou específicos e 21% tiveram algum tipo de formação acadêmica.

Na especialização em colorimetria, que estuda como as cores serão aplicadas ao cabelo, 79% buscaram cursos técnicos e 20% seguiram caminhos de formação acadêmica na área. Essa também é a área de maior valor agregado, em que os profissionais com essa especialização conseguem melhores pagamentos.

Isso se mostra no comportamento dos clientes: em salões de grande porte, 86% das clientes buscam consultoria frequente sobre cor e 64% recorrem ao profissional para orientação sobre estilo e técnica.

Continua depois da publicidade

“O que observamos nos salões de Rio e São Paulo é um retrato de um movimento mais amplo: clientes mais informadas, cercadas de referências digitais e interessadas em entender o processo. Isso reforça o papel do cabeleireiro como consultor especialista, alguém em quem a cliente confia para tomar decisões sobre sua imagem, seus gastos e sua rotina de cuidados”, ressalta Nathalie Honda, CMO da Wella Company no Brasil.



Fonte

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Após chamar Musk de “idiota”, CEO da Ryanair agradece e diz que briga ajuda em vendas

O presidente-executivo da Ryanair afirmou que sua troca de farpas online com Elon Musk na…

27 minutos ago

Ana Gal e Chau do Pife realizam show neste sábado (24) com repertório autoral

O projeto autoral PIF PAF, assinado pelos artistas Ana Gal e Chau do Pife, abre…

33 minutos ago

Veja a Lua envelhecer 4,5 bilhões de anos em 3 minutos

Nossa Lua passou por muitas transformações nos 4,5 bilhões de anos em que tem sido…

58 minutos ago

Ação, terror e comédia: a receita completa da diversão em novo filme na Netflix

“Abigail” parte de um plano simples que parece sob controle até o momento em que…

1 hora ago

Lula celebra 5 indicações do Brasil e diz que país “volta a ser protagonista”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou, nesta quinta-feira (22), as cinco indicações do…

1 hora ago

Air France lança documentário sobre os 50 anos do primeiro voo comercial do Concorde

Air France lança documentário inédito para celebrar os 50 anos do primeiro voo comercial do…

2 horas ago