Nordeste Magazine
Economia

Corinthians vence o Vasco e conquista a Copa do Brasil

Corinthians vence o Vasco e conquista a Copa do Brasil

O Corinthians venceu neste domingo (21) por 2 a 1 o Vasco, com gols de Yuri Alberto e Memphis Depay, e conquistou a Copa do Brasil. No jogo de ida, disputado na noite da última quarta-feira, 17, na Neo Química Arena, em São Paulo, os times haviam empatados sem gols.

A equipe alvinegra encerrou um jejum de títulos nacionais que durava oito anos. A conquista mais recente havia sido o Brasileirão de 2017.

Diferentemente do primeiro duelo, em Itaquera, o Corinthians foi para o jogo com o meio-campo modificado. O volante Maycon ganhou a vaga do Rodrigo Garro, que vive mau momento, e o jovem Breno Bidon, também volante, assumiu a função de jogar mais adiantado. A ideia era reforçar o setor e impedir o Vasco de trabalhar a bola livremente, como aconteceu no jogo de ida.

Continua depois da publicidade

Empurrado por um Maracanã abarrotado, com torcedores fazendo muito barulho, o Vasco tentou adotar uma postura de protagonismo no começo do jogo. O time de Fernando Diniz ficou mais com a bola e pressionou a defesa corintiana quando não tinha a posse. Para sair de trás, a equipe de Dorival Júnior buscou jogadas pelos lados. Aos 18 minutos, Matheuzinho recebeu ótimo passe, de Raniele, nas costas da defesa e fez lançamento preciso para Yuri Alberto, que ficou cara a cara com o goleiro Léo jardim e balançou as redes.

A jogada do gol pareceu ter demonstrado o caminho para o Corinthians, que continuou apostando nas bolas esticadas. Yuri Alberto teve chance clara para ampliar aos 25, mas desta vez o camisa 9 finalizou mal quando ficou frente a frente com Léo Jardim e desperdiçou a oportunidade de deixar os visitantes mais confortáveis no placar.

Bem posicionado atrás, os paulistas deram pouco espaço para os cariocas realizarem tramas com qualidade. Porém, quando Raniele errou passe no meio-campo, o Vasco não perdoou. Andrés Gómez recebeu livre na esquerda e fez cruzamento na medida para Nuno Moreira empatar, de cabeça, aos 40. A torcida cruz-maltina fez grande festa nas arquibancadas e o coro de “time da virada” foi entoado. A igualdade no placar fez justiça ao equilíbrio da partida na etapa inicial.

O Vasco voltou melhor após o intervalo. O time de Fernando Diniz empurrou o Corinthians para o campo de defesa e passou a rondar a área adversária, mas sem levar perigo imediato à meta defendida por Hugo Souza. A equipe de Dorival Júnior apelou para os chutões em direção a Yuri Alberto, que, encaixotado, não conseguiu fazer muita coisa. Aos 17 minutos, os paulistas aproveitaram a primeira chance clara que tiveram em um contra-ataque para marcar. Bidon deu um lindo drible da vaca em Barros e a jogada terminou com Yuri tocando para Memphis só empurrar para as redes.

Logo após o gol corintiano, Diniz tirou o volante Barros para colocar o centroavante Pablo Vegetti, artilheiro do País em 2025, com 27 gols. A ideia era clara: aproveitar o faro apurado do argentino para converter a pressão em bola na rede. Os cariocas começaram a cruzar bolas na área e a defesa corintiana precisou se desdobrar para evitar chances perigosas. Dorival, diferentemente de Diniz, teve opções melhores para oxigenar o time e colocou Carrillo e Garro no segundo tempo para tentar fazer o time sair de trás.

Conforme o jogo foi se aproximando dos minutos finais, Dorival fez substituições para “fechar a casinha”, ou seja, fortalecer o sistema defensivo para segurar o resultado até o fim – Yuri Alberto, com sangramento no nariz, foi tirado para a entrada do zagueiro João Pedro. Diniz empilhou o Vasco com atacantes: Rayan, Vegetti, David e Gómez… O time corintiano sofreu no fim, mas conseguiu assegurar o a vitória para ficar com o título.

Continua depois da publicidade

(Com Estadão Conteúdo)



Fonte

Veja também

Reino Unido diz que opositor de Putin foi morto com veneno de rãs sul-americanas

Redação

Bolsa Família não retira mulheres do mercado de trabalho, diz FMI

Redação

Olimpíadas e Nazismo? COI é criticado por produtos dos Jogos de Berlim de 1936

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.