Controladores aéreos emitiram alerta urgente quando um voo comercial se aproximou do Air Force One em Nova York
Um Airbus A321 da Spirit Airlines recebeu instruções urgentes de controladores de tráfego aéreo ao se aproximar da rota do Air Force One nos arredores de Long Island, em Nova York, na terça-feira (16). A manobra visou garantir a separação entre o voo comercial e a aeronave presidencial que transportava Donald Trump e a comitiva oficial rumo ao Reino Unido
O Airbus A321 da Spirit matrícula N687NK, voava entre Fort Lauderdale e Boston, em um voo de rotina.
De acordo com gravações divulgadas pelo portal liveatc.net, os controladores solicitaram repetidamente uma alteração imediata de rota: “Spirit 1300, vire 20 graus à direita, agora”. O comando foi reiterado em tom de urgência. Após a resposta da tripulação, o controlador reforçou: “Preste atenção. Spirit 1300, tráfego à sua esquerda a oito milhas, um 747. Tenho certeza de que você sabe quem é. Fique atento — ele é branco e azul”.
Informações preliminares do site Flightradar24 mostram que o Airbus A321 da Spirit Airlines e o Boeing VC-25A (Air Force One) voavam paralelamente, com cerca de oito milhas náuticas de distância lateral. No ponto mais próximo, a separação registrada foi de aproximadamente 9,7 milhas náuticas, inferior ao esperado pelos controladores, mas ainda dentro dos parâmetros dos limites de 5 milhas náuticas estabelecidas em regras de navegação aérea.
Em nota, a Spirit afirmou: “A segurança é sempre a nossa principal prioridade. O voo 1300 seguiu os procedimentos e as instruções do controle de tráfego aéreo durante toda a rota e pousou normalmente em Boston”.
A FAA também confirmou a abertura de investigação preliminar: “Os dados mostram que as aeronaves mantiveram a separação exigida”.
Sikorsky assinou contrato de US$ 10,8 bilhões com a Marinha dos EUA para fornecer até…
Em partida válida pela 25ª rodada do Brasileirão, Vasco e Cruzeiro jogam neste sábado (27).…
Divulgação / Warner Bros.Os thrillers criminais revelam os abismos da mente humana e as fragilidades…
Javier Milei, presidente da Argentina em discurso durante a abertura da FIT 205 (Ana Azevedo/M&E)BUENOS…
Acompanhado do seu cachorro Zé, o empresário aposentado Luis Sérgio Santos, de 73 anos, esteve…
Divulgação / Warner Bros.A entrada de quatro filmes frequentemente citados em rankings históricos no catálogo…