Os controladores de voo da NAV Brasil decidiram suspender a greve que estava programada para esta quarta-feira (24), 26 e 30 de setembro e 2 de outubro de 2025. A decisão foi tomada após audiência de conciliação realizada nesta segunda-feira (22) no Tribunal Superior do Trabalho (TST), conduzida pelo vice-presidente da Corte, ministro Mauricio Godinho Delgado.
Durante a negociação, a NAV Brasil apresentou o Plano de Cargos e Salários (PCS), que estava em análise na Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest). A empresa também se comprometeu a ajustar a tabela de coparticipação do plano de saúde dos funcionários, uma das principais reivindicações da categoria.
Outro ponto acordado foi a criação de uma comissão paritária para reavaliar futuramente o PCS, garantindo melhorias sem prejudicar a implementação imediata. Além disso, ficou definida a retomada da negociação do próximo acordo coletivo, com possibilidade de participação do próprio TST como mediador.
O ministro Mauricio Godinho Delgado ressaltou a relevância do processo de mediação e afirmou que o TST continuará à disposição das partes. “O diálogo aberto e construtivo é essencial para que conflitos dessa natureza sejam resolvidos sem prejuízo à sociedade e ao setor aéreo”, destacou.
A audiência contou ainda com o apoio das juízas Déa Marisa Brandão Cubel Yule, Flávia Cristina Rossi Dutra e Roberta de Melo Carvalho, além do juiz Bruno Alves Rodrigues, integrantes do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Cejusc/TST).
Com a suspensão da greve dos trabalhadores da NAV Brasil, foram evitados impactos diretos nos serviços essenciais de tráfego aéreo, como decolagens, recebimento de planos de voo e expedição de mensagens meteorológicas. O movimento havia gerado preocupação no setor de turismo e transporte, especialmente diante do alto fluxo de passageiros esperado para o fim do mês.
Em toda estrutura metálica das cidades, há um passado que envolve emissão de gases poluidores…
Turkish Airlines encomenda até 75 Boeing 787 e planeja compra de 150 737 MAX, enquanto…
A sentença de prisão do ex-presidente Nicolas Sarkozy aprofundou as divisões na França sobre a…
Mais uma pra conta! Já está no ar a edição digital da revista especial produzida…
O estado de São Paulo registrou nove casos de intoxicação por metanol em 25 dias,…
São Paulo (SP) – Após a bateria de palestras do período da manhã, o Experience…