Nordeste Magazine
Turismo

Conheça o Brasil conectado: MTur irá mapear acesso e qualidade de internet – M&E

Conheça o Brasil conectado: MTur irá mapear acesso e qualidade de internet - M&E

Iniciativa visa desenvolver a transformação digital e a conectividade no turismo (Freepik)

O Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), irá realizar, nas próximas semanas, uma pesquisa para mapear e identificar a disponibilidade e a qualidade de internet pública gratuita em atrativos turísticos dos municípios do Mapa do Turismo Brasileiro. O levantamento tem o objetivo de desenvolver a transformação digital e a conectividade no turismo, promovendo destinos mais competitivos e acessíveis. A agenda digital é a base de diversas iniciativas e uma prioridade do governo federal.

A ação faz parte do programa “Conheça o Brasil: Conectado”, coordenado pelo Ministério do Turismo, e visa desenvolver ações específicas para melhorar a conectividade de internet e a disponibilização de Wi-Fi gratuito em destinos turísticos brasileiros. A iniciativa é considerada essencial para manter a competitividade, atrair novos públicos, melhorar ainda mais a qualidade da experiência de turistas e visitantes e posicionar o Brasil como um destino inteligente.

Com os resultados da pesquisa, será possível conhecer a realidade do país e a real necessidade das cidades brasileiras em questões relacionadas à conectividade e sinal de internet, o que permitirá a tomada decisões estratégicas para gerar valor público e reduzir desigualdades sociais e econômicas.

“O Brasil está investindo muito em tecnologia e turismo. A união de esforços com o Ministério das Comunicações é essencial para que o país avance nesse tema e seja percebido como um destino inteligente, acompanhando os principais países do mundo”, explicou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Importância da conectividade no turismo brasileiro

O primeiro mapeamento, realizado pelo Ministério do Turismo, em 2020, verificou que mais de 70% dos destinos turísticos respondentes não possuíam o serviço de Wi-Fi público disponibilizado a residentes e visitantes. A nova edição do levantamento, que será ampliada a todos os municípios cadastrados no Mapa, poderá averiguar os avanços alcançados no país nos últimos anos e traçar um relato mais fiel da realidade brasileira.

A nova coleta de dados será realizada até o dia 03 de outubro. Os dados serão preenchidos pelas Secretarias de Turismo dos municípios cadastrados no Programa de Regionalização do Turismo. O formulário abordará aspectos como disponibilidade, cobertura, qualidade do sinal e velocidade da internet em atrativos turísticos.



Fonte

Veja também

Aeroporto de Caxias do Sul recebe novas exigências da Anac após elevação de categoria

Redação

Turismo de compras nos EUA em queda

Redação

Quem será o novo ministro do Turismo? Veja nomes cotados – M&E

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.