Nordeste Magazine
Turismo

Confira os 10 marcos de um ano histórico para a Latam no Brasil

Confira os 10 marcos de um ano histórico para a Latam no Brasil

Melhor experiência do cliente, modernização da frota, expansão recorde da malha e protagonismo em sustentabilidade marcaram 2025 (Divulgação/Latam)

Em 2025, a Latam consolidou um ciclo de crescimento sustentável e amadurecimento operacional, reforçando sua posição como a companhia aérea que mais investe no Brasil. O ano foi marcado pela ampliação de produtos, serviços e atendimento aos clientes, malha aérea, frota de aeronaves, empregos e logística nacional, suportando a agenda brasileira de sustentabilidade e desenvolvimento.

Confira a seguir os 10 principais marcos da companhia no Brasil em 2025:

1. Conectividade recorde e preparação para uma nova expansão em 2026

A Latam alcançou presença inédita em 59 aeroportos brasileiros e inaugurou 20 novas rotas domésticas e seis internacionais ao longo de 2025. A companhia também lançou quatro rotas sazonais e prepara a abertura de mais duas ligações internacionais até o fim do ano. Para 2026, está prevista a maior expansão da história da companhia no país, chegando a 63 aeroportos atendidos.

Entre as novidades estão rotas como Guarulhos–Uberaba, Guarulhos–Juiz de Fora, Brasília–Campina Grande e Guarulhos–Caldas Novas, além de novos voos internacionais para Amsterdã, Bruxelas, Cidade do Cabo e Buenos Aires/Ezeiza, reforçando a integração do Brasil com destinos estratégicos no mundo.

2. Principal marca empregadora da aviação brasileira e formação de talentos

Em 2025, a Laram contratou no Brasil mais de 3 mil novos profissionais, superando a marca de 22 mil funcionários no país, e promoveu a migração interna de aproximadamente 3,1 mil colaboradores, reafirmando a sua posição de maior empregadora e geradora de oportunidades da aviação nacional.

A Escola Latam de Mecânicos, no Latam MRO de São Carlos (SP), abriu sua primeira seleção para o público externo com bolsas de até 65% e certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Foram selecionados 75 alunos, 40% mulheres, ampliando a diversidade na formação técnica da aviação.

Já em dezembro de 2025, a companhia recebeu a homologação da Anac para instalar um pólo da Escola em seu CML (Centro de Manutenção da Latam) em Guarulhos (SP), que contará com sua primeira turma destinada a colaboradores no início de 2026. Na formação de novos profissionais, o programa Proa Direta também aproximou a carreira de piloto comercial de mais de 1.500 jovens em encontros realizados em 8 cidades: Bragança Paulista (SP), Jundiaí (SP), Guarulhos (SP), Maringá (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Belo Horizonte (MG).

3. Ampliação e modernização da frota nacional

A companhia passou de 161 aeronaves no Brasil em dezembro de 2024 para 167 aeronaves em dezembro de 2025. Em setembro, inaugurou o Hangar 9 do Latam MRO de São Carlos, que passou a realizar manutenções pesadas dos Boeing 787 de todas as afiliadas do Grupo, reforçando a competitividade, autonomia e agilidade operacional.

Para 2026, o Grupo anunciou a aquisição de 24 aeronaves Embraer E195-E2, com entregas inicialmente para a Latam Brasil, previstas a partir do segundo semestre de 2026. A chegada do novo modelo permitirá habilitar até 35 novos destinos na malha aérea da Latam, com ganhos de eficiência operacional.

4. Melhor experiência para o cliente

A companhia avançou em diferentes frentes que aprimoram a jornada do passageiro no Brasil. Entre os marcos de 2025, estão:

  • Início da renovação (retrofit) do interior das cabines da frota Airbus A319;
  • Modernização da cabine Premium Business;
  • Wi-fi a bordo em 100% da frota doméstica;
  • Anúncio da nova cabine Premium Comfort, para 2027;
  • Construção da maior Sala VIP Latam da América Latina, em Guarulhos (SP);
  • Ampliação do embarque remoto em veículos elétricos Audi;
  • Parceria com a Revo, que permite o acúmulo de milhas em voos de helicóptero entre Faria Lima e Guarulhos.

Como resultado desses investimentos, a Latam:

  • Liderou o segmento de viagens corporativas durante o ano de 2025, segundo ranking da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp);
  • Foi reconhecida em maio de 2025 pelo Ministério de Portos e Aeroportos como a companhia aérea mais pontual do Brasil de 2024 na premiação Aviação +Brasil;
  • Alcançou sua maior participação de mercado doméstico dos últimos 12 anos, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac);
  • Venceu, pela segunda vez consecutiva, o Prêmio Reclame Aqui na categoria “Companhias Aéreas”;
  • Foi reconhecida pelo prêmio ‘Empresas que Mais Respeitam o Consumidor’ do portal Consumidor Moderno;
  • Satisfação dos clientes: alcançou Net Promoter Score (NPS) histórico de 54 pontos, aumento significativo em relação aos 17 pontos de 2018.

5. Logística mais eficiente e fortalecimento do e-commerce nacional

A Latam Cargo retomou a liderança no transporte doméstico de cargas no Brasil em voos de passageiros, com 37% de participação em novembro de 2025, segundo a Anac (sem inclusão do transporte realizado exclusivamente por aeronaves cargueiras). Foram destaques:

  • Parceria estratégica com a Amazon, atendendo 19 estados;
  • Instalação do primeiro sistema automatizado de sorterização da holding Latam, com capacidade para 72 mil pacotes/dia;
  • Novas rotas cargueiras internacionais, como Bruxelas–São José dos Campos e Viracopos–Recife–Bruxelas, reforçando o comércio exterior do país;
  • O Latam Cargo Group foi eleito “Companhia Aérea de Carga do Ano” pelo Air Cargo News Awards 2025.

6. Novo posicionamento global da marca Latam

O lançamento do conceito “Bem-vindo a ir mais alto” reforçou o compromisso da companhia com hospitalidade, proximidade e excelência na experiência do cliente. Embora tenha sido lançado após festivais e ações culturais como The Town e Todo Mundo no Rio, ele passa a ser, daqui para frente, o guia de todas as ações da marca.

7. IA e transformação digital a serviço do cliente e da operação

A ampliação do uso de inteligência artificial trouxe ganhos significativos de eficiência. A companhia reduziu em mais de 50% o tempo de atendimento ao implementar GenAI no atendimento por voz e WhatsApp, de forma simples e personalizada, eliminando os antigos menus e a necessidade de o cliente repetir mais de uma vez a sua demanda. Entre as inovações lançadas estão:

  • Integração com Apple AirTag para rastreamento de bagagem;
  • eSIMs de viagem, permitindo chegada ao destino já conectado;
  • Expansão da manutenção preditiva com a plataforma AVIATAR, reforçando confiabilidade e segurança operacional.

8. Reconhecimentos e premiações de peso

A Latam acumulou prêmios importantes em 2025, incluindo:

  • Melhor Companhia Aérea da América do Sul (Skytrax), o “Oscar da Aviação Mundial”, pelo sexto ano consecutivo;
  • Five-Star Global Airline (APEX);
  • Companhia Aérea Líder da América do Sul pelo décimo ano consecutivo e Melhor Lounge da Região (World Travel Awards);
  • Premiações contemplando o entretenimento a bordo, conectividade, interior de cabine, catering e Lounge no PAX International Readership Awards;
  • Destaques no TheDesignAir Awards, incluindo o reconhecimento de “Marca com maiores avanços”;
  • Latam Cargo Group como “Companhia Aérea de Carga do Ano” pelo Air Cargo News Awards 2025.

9. Latam Pass mais simples e com mais opções para o cliente

O programa passou a operar exclusivamente com milhas, que não expiram enquanto o cliente seguir acumulando com a companhia. A qualificação Elite foi simplificada, com evolução mais rápida entre categorias, e o uso das milhas foi ampliado para serviços como bagagem, upgrades e seleção de assentos.

10. Protagonismo em sustentabilidade e desenvolvimento regional

A Latam avançou em metas da agenda global de sustentabilidade, incluindo o Avião Solidário, a redução de 97% dos plásticos de uso único e a ampliação do programa Recicle a sua viagem, que separa resíduos de bordo para destinação adequada. Além disso, a Latam teve atuação estratégica na COP30, em Belém, onde foi apoiadora da Conferência e participou de debates sobre SAF, eficiência operacional e mercado de carbono. Entre as ações realizadas, estão:

  • Ampliação de 65% da oferta de assentos para Belém durante o evento;
  • Apoio ao deslocamento de representantes de comunidades que puderam ser ouvidas na conferência;
  • Lançamento do Guia de Turismo Sustentável da Região Norte, em parceria com Amcham Brasil e Embratur;
  • Parceria de upcycling com o Instituto Fênix, dentro do programa Segundo Voo.



Fonte

Veja também

Ryanair corta rotas na Europa e reduz 3 milhões de assentos; confira destinos

Redação

Carnaval diferente? Zoo de SP promove folia para os animais

Redação

Lucro da Bombardier cresce 150% em 2025

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.