Categories: Turismo

confira as notícias mais importantes do Turismo em janeiro de 2026

Por: Beatriz Waehneldt e Yuri Ricci

Confira os 30 destaques principais do primeiro mês do ano

Janeiro de 2026 marcou um início de ano intenso para o turismo, com anúncios estratégicos, avanços regulatórios, reorganizações empresariais e investimentos que começaram a definir os rumos do setor no Brasil e no mundo. Entre decisões de governo, expansão de rotas, projetos de infraestrutura, uso crescente de tecnologia, pautas de sustentabilidade e mudanças no comportamento do viajante, o mercado mostrou capacidade de adaptação e reposicionamento.

Como de costume, o M&E reuniu os 31 acontecimentos mais relevantes do mês para o setor de Turismo, destacando fatos que impactaram companhias aéreas, destinos, empresas e consumidores, e ajudam a antecipar tendências para o restante de 2026. Confira abaixo.

1 – Caso ViagensPromo: quase 1 ano depois, fornecedores do turismo ainda lutam para receber – Quase um ano após revelar dívida milionária da ViagensPromo, a Saliba Viagens ainda enfrenta silêncio da operadora, prejudicando fornecedores e famílias em todo o país. Hamilton Saliba Junior afirma que não houve negociação ou contato, e o caso segue travado na Justiça, com dificuldades para localizar a empresa e seus responsáveis. Confira AQUI a entrevista completa do M&E com Hamilton e seu advogado.

2 – Aeroporto de Guarujá prevê início de operações em 2026 – O Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá, no litoral paulista, entrou na fase final de obras e tem previsão de conclusão no primeiro trimestre de 2026, com pista de pouso e cercamento operacional já finalizados e trabalhos concentrados no Terminal de Passageiros, atualmente em fase de fundações com instalação de esteiras, pilares e vigas, seguindo em breve para montagem de contêineres, cobertura e demais estruturas. A concessão das outorgas deve ocorrer no terceiro trimestre, após homologação da Anac, e o Ministério de Portos e Aeroportos projeta operação de voos comerciais com aeronaves do tipo 2C, como ATR 42 e ATR 72.

3 – Porto de Galinhas reforça governança para proteger visitantes e manter confiança do turista – Após episódios de segurança, o Governo de Pernambuco, Prefeitura de Ipojuca e órgãos de fiscalização revelaram ao M&E estarem atuando de forma integrada com o trade turístico para monitorar ocorrências, coibir práticas irregulares e qualificar serviços, enquanto associações locais mantêm canais de escuta ativos com visitantes, hotéis e operadoras. A Empetur e entidades do setor destacam que os incidentes não representam risco estrutural à sustentabilidade turística e que a reputação do destino permanece sólida, refletida na ocupação de 96% durante o Réveillon e na satisfação dos visitantes.

4 – Brasil pode ter nova companhia aérea regional em breve– O mercado aéreo brasileiro pode ganhar uma nova companhia de passageiros nos próximos anos com a criação da POP Linhas Aéreas, marca escolhida pela Total Linhas Aéreas para ingressar no segmento além do transporte de cargas. O projeto está em fase inicial de desenvolvimento e mira a aviação regional, com foco em cidades pouco atendidas e na ampliação da conectividade entre municípios do interior e grandes centros. Em paralelo, a TAP registrou na Anac uma nova rota direta entre Lisboa e São Luís, com início previsto para outubro, ampliando o acesso internacional ao Nordeste brasileiro e reforçando a presença do Brasil nas rotas transatlânticas.

Cade suspende etapa final do aval à compra de participação da Azul pela United Airlines (Divulgação/Azul)

5 – Cade suspende aval à entrada da United no capital da Azul Linhas Aéreas – O processo de reestruturação societária e financeira da Azul ganhou novos desdobramentos em 2026, ao mesmo tempo em que avança em múltiplas frentes estratégicas. O presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) suspendeu a liberação da certidão de trânsito em julgado que concluiria a aquisição de uma participação minoritária da companhia pela United Airlines, provocando um atraso burocrático em uma operação já aprovada sem restrições pela Superintendência-Geral do órgão no fim de dezembro. Paralelamente, a companhia avança em seu plano de recuperação judicial nos Estados Unidos, com a emissão de títulos de dívida no valor de US$ 1,375 bilhão, novas ofertas de ações e medidas de conversão de bônus em participação acionária, iniciativas voltadas ao fortalecimento do capital, à redução do endividamento e à antecipação da saída do Chapter 11. No campo comercial e de relacionamento com o mercado, a Azul reforça sua estratégia de crescimento com a expansão de rotas sazonais, o fortalecimento da parceria com o trade, a evolução do programa Azul Fidelidade e o avanço da Azul Viagens. Em adição, a entrada de Ricardo Andrez como novo diretor de Marketing, sinaliza um movimento simultâneo de reorganização financeira, reposicionamento competitivo e consolidação de sua presença no mercado aéreo brasileiro e internacional.

6 – Ex-CEO do Hurb pode entrar na lista vermelha da Interpol após pedido do MPRJ – O Ministério Público do Rio de Janeiro pediu à Justiça a inclusão de João Ricardo Mendes, ex-CEO do Hurb, na lista vermelha da Interpol e o bloqueio de seu passaporte, após a decretação de prisão preventiva e ele ser considerado foragido. A decisão judicial aponta descumprimento reiterado de medidas cautelares impostas em agosto de 2025, como uso de tornozeleira eletrônica, proibição de deixar o estado e entrega do passaporte. Segundo o MPRJ, Mendes foi flagrado no Aeroporto de Jericoacoara tentando embarcar com documento considerado falso, além de estar com a tornozeleira descarregada. O juiz destacou risco à ordem pública e falta de informações sobre o paradeiro do empresário. A defesa nega irregularidades, afirma que a viagem ocorreu dentro do prazo permitido e diz que irá recorrer da decisão.

7 – HotelDO leva agentes da América Latina a Orlando em 1º Summit Internacional em parceria com a Universal Orlando Resorts – A HotelDO realiza seu 1º Summit Internacional de 18 a 23 de janeiro de 2026, em Orlando, em parceria com o Universal Orlando Resort, reunindo mais de 150 agentes de viagens da América Latina e executivos da empresa de países como Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México. O encontro tem como foco fortalecer o relacionamento com o trade, impulsionar negócios e promover integração regional por meio de capacitações, visitas técnicas, experiências em parques e hotéis, além de apresentações de novidades para 2026 e cerimônia de premiação. Com destaque para a participação do mercado brasileiro, o Summit se posiciona como uma plataforma estratégica de conteúdo, networking e tendências do turismo internacional, contando ainda com novidades dos parceiros como a Universal Orlando Resorts, United Parks & Resorts, Experience Kissimmee, Visit Orlando, Avianca, Grupo Posadas e Universal Assistance.

8 – Caixa faz 165 anos e libera bônus de até 165% na transferência de pontos para aéreas – Em comemoração aos seus 165 anos, a Caixa lançou, no dia 12 de janeiro, uma campanha nacional inédita do Programa Uau Caixa, com destaque para bônus de transferência de até 165% para os programas Azul, Smiles e Latam Pass. A ação marcou uma negociação inédita com as companhias aéreas e reforça a estratégia de democratizar o acesso a benefícios, transformando pontos em experiências reais. Além das passagens, a campanha se estendeu por todo o mês de janeiro com ofertas semanais de resgate rápido de até 2.000 pontos, dentro do conceito “Brasil Real”, incluindo produtos e serviços do dia a dia. Segundo executivos do programa, a iniciativa busca reconhecer os clientes, gerar valor concreto e fortalecer o relacionamento de longo prazo, com ofertas e regulamento disponíveis no portal e aplicativo oficiais.

Brasil sobe novamente em ranking global (Divulgação/Inframerica)

9 – Brasil sobe no ranking dos passaportes mais poderosos do mundo em 2026; confira lista completa – O passaporte brasileiro alcançou a 16ª posição no Henley Passport Index 2026, permitindo acesso a 169 destinos sem visto e subindo duas colocações em relação a 2025, quando ocupava o 18º lugar, em empate com a Argentina. Elaborado com dados da IATA, o ranking avalia 199 passaportes e 227 destinos e é referência global em mobilidade internacional.

10 – Pico do Paraná: turismo de aventura cresce no Brasil e expõe desafios de segurança, preparo e regulação – O caso do jovem abandonado, desparecido e resgatado no Pico do Paraná reacendeu o debate sobre a prática do turismo de aventura no Brasil, setor em rápida expansão que já responde por 13% da preferência nacional e chega a 22% entre jovens, mas que ainda convive com lacunas de regulamentação, fiscalização limitada e falta de preparo de parte dos praticantes. Após o episódio, profissionais de campo reforçaram a importância da informação e do planejamento, destacando a diferença entre passeio, trilha e travessia, o uso de sinalização oficial, equipamentos básicos de segurança, checagem da previsão do tempo, contratação de guias credenciados quando necessário e condutas responsáveis em áreas naturais.

11 – EUA suspendem processamento de vistos para 75 países, incluindo o Brasil – Os Estados Unidos suspenderam temporariamente, o processamento de vistos para cidadãos de 75 países, incluindo o Brasil, como parte do endurecimento das políticas migratórias do governo americano. A medida, que não afeta vistos já emitidos, busca revisar procedimentos de segurança. A notícia deixou todo o setor em alerta, mas o governo americano confirmou que só afeta vistos de imigração. Com as regras mais rígidas, o turismo nos EUA perde fôlego em 2025, ficando em posição atípica para um mercado que tradicionalmente lidera globalmente.

O recorde global utilizou sistema de sorteio, com pedidos vindos de países fora da sede do torneio (Reprodução/Getty Images)

12 – Copa do Mundo 2026: Fifa registra mais de 500 milhões de pedidos na primeira fase de vendas, mas pressão por boicote ao evento aumenta – A Fifa anunciou que a Copa do Mundo de 2026 ultrapassou a marca de 500 milhões de pedidos de ingressos em pouco mais de um mês de vendas, estabelecendo um recorde histórico durante a fase de comercialização por sorteio iniciada em dezembro de 2025. Contudo, a instabilidade política provocada pelas recentes declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a Groenlândia começou a transbordar do campo diplomático para o esportivo e acendeu um alerta sobre a participação no evento. Em meio ao Fórum Econômico Mundial, realizado no dia 20 de janeiro, em Davos, parlamentares europeus passaram a defender publicamente a possibilidade de um boicote ao torneio como forma de pressionar Washington.

13 – Fabio Godinho deixa a CVC; Mader assume como novo CEO – A CVC anunciou a saída de Fabio Godinho do cargo de CEO e a nomeação de Fabio Mader como novo presidente da operadora, marcando uma nova fase após quase três anos de reestruturação e estabilização no pós-pandemia. Godinho deixa o comando após liderar a estratégia Back to Basics, focada na recuperação dos fundamentos do negócio, enquanto o conselho avalia que o momento atual exige um perfil mais voltado à execução. Mader, que ocupava a vice-presidência de Produtos e Revenue Management, cria novo modelo de estrutura e aposta em organização regionalizada em produtos internacionais. Ele assume com a missão de acelerar o crescimento, ampliar a participação dos canais digitais próprios para até 30% das vendas em três anos e integrar tecnologia, experiência do cliente e rentabilidade. A empresa também lança a Biblos Brasil, nova marca de luxo. Confira mais detalhes na ENTREVISTA exclusiva ao M&E. Com mais de 20 anos de experiência em turismo, hotelaria e aviação, e uma trajetória consolidada dentro da própria CVC Corp, o novo CEO chega respaldado por seu papel direto na transformação recente da companhia.

Fabio Mader tem perfil mais carismático e isso agradou o board (Eric Ribeiro/M&E)

14 – runDisney: dicas de como participar e se preparar para as maratonas mágicas – As provas do Walt Disney World Marathon Weekend 2026, realizadas entre 8 e 11 de janeiro, reforçaram a runDisney como um dos principais eventos globais de turismo esportivo e wellness travel, com inscrições esgotadas antecipadamente, percursos pelos parques e crescente participação de brasileiros. Mais do que uma competição, o evento funciona como uma experiência turística completa, envolvendo expo, ativações, desafios de diferentes níveis e uma complexa operação logística que exige planejamento detalhado de viagem, preparo físico e atenção a horários e deslocamentos. O M&E produziu uma matéria mais do que especial para aqueles que tem interesse em participar do evento mágico.

Mais notícias do Turismo

15- Fatores externos seguem impactando a aviação – Greves simultâneas provocaram atrasos e cancelamentos em diversos aeroportos da Itália, afetando hubs como Milão, Roma, Bolonha e Turim, com paralisações de trabalhadores de assistência em terra e de tripulações de companhias como easyJet e Vueling. Nos Estados Unidos, companhias aéreas iniciaram a retomada gradual de voos para Porto Rico e outros destinos do Caribe após a suspensão de restrições temporárias de espaço aéreo, que haviam causado cancelamentos em massa no pico das viagens de Ano Novo. Já no fim do mês, em meio a um período de fortes impactos causados por uma tempestade de inverno no sistema aéreo americano, uma bagagem suspeita levou à evacuação de milhares de passageiros e ao fechamento parcial, por cerca de duas horas, do Aeroporto Internacional de Miami, gerando novos atrasos nas operações. Em paralelo, fatores indiretos e menos convencionais também começam a influenciar a dinâmica do setor: um estudo financeiro indicou que a popularização de medicamentos para emagrecimento da classe GLP-1, como Mounjaro, Wegovy e Ozempic, pode reduzir o peso médio dos passageiros e, consequentemente, o consumo de combustível.

16 – Caso Orelha: após boicote do trade, donos do hotel Majestic negam vínculo e relatam ameaças na internet – A repercussão do caso envolvendo a morte do cão comunitário evidenciou o impacto das redes sociais sobre a reputação de marcas e relações comerciais no setor de turismo. Após associações feitas na internet entre o episódio e a família proprietária do Majestic Palace Hotel Florianópolis, agências de turismo anunciaram o rompimento de parcerias com empreendimentos hoteleiros ligados ao grupo, enquanto o hotel negou qualquer vínculo com os suspeitos e relatou sofrer ataques e ameaças virtuais.

17 – Carnaval de rua: conheça as principais festas espalhadas pelo Brasil em 2026 – O Carnaval 2026 retorna como um dos períodos mais aguardados do calendário turístico nacional, mobilizando milhões de pessoas em todo o Brasil. As festividades extrapolam os dias oficiais, acontecendo entre janeiro e fevereiro, e em alguns destinos se estendem até o pós-Carnaval, com blocos de rua, trios elétricos, desfiles e eventos culturais em diversas regiões. O Mercado & Eventos organizou um levantamento das principais capitais brasileiras, reunindo dados e a programação das festividades com base nas informações do site Blocos de Rua e das prefeituras locais. Confira também dados da Azul sobre quem são os viajantes da folia.

18 – Novo comportamento define consumo de viagens no Brasil em 2026 – Com a proximidade do Carnaval e a concentração de feriados prolongados ao longo de 2026, o turismo deve registrar aumento na demanda por viagens de última hora, deslocamentos rodoviários e serviços associados, como locação de veículos, impulsionando o setor tanto no mercado doméstico quanto internacional. Destinos nacionais seguem entre os mais procurados, enquanto América do Sul, Caribe e Europa concentram a demanda no exterior, favorecidos por voos diretos e menor burocracia. Entidades como Abav Nacional e Abla apontam que o calendário de feriadões pode gerar até 21 dias potenciais de descanso em grandes capitais, estimulando viagens curtas e aumentando a procura por carros alugados. Ao mesmo tempo, estratégias de fidelização e ecossistemas digitais, como a integração entre iFood e Decolar, ampliam o engajamento do consumidor. Paralelamente, o mercado de aviação e fidelidade mapeia períodos específicos ao longo do ano com maior concentração de promoções de passagens, como aniversários de companhias e a Black Friday.

Avaliação considerou taxa de incidentes por voo, idade da frota, auditorias de segurança, prevenção de turbulência e treinamento de pilotos e tripulações (Freepik)

19 – Ranking 2026 aponta as companhias aéreas mais seguras do mundo – O ranking mundial de segurança das companhias aéreas de 2026, divulgado pela AirlineRatings.com, confirma altos padrões do setor. No segmento full-service, a Etihad Airways lidera, seguida por Cathay Pacific, Qantas, Qatar Airways e Emirates. Entre as low-cost, a HK Express ocupa o primeiro lugar, seguida por Jetstar Airways, Scoot, FlyDubai e easyJet. No Brasil, Qatar Airways e Emirates se destacam entre as full-service, e a Gol entre as low-cost. Especialistas reforçam que voar continua sendo uma das formas de transporte mais seguras devido a rígidos padrões, tecnologia avançada e treinamento constante das equipes.

20 – Corazul Cruceros planeja temporada de cruzeiro no Brasil em 2026/2027 – A Corazul Cruceros, nova armadora espanhola, será lançada oficialmente no Brasil na temporada 2026/2027, oferecendo cruzeiros voltados ao público hispânico e latino, com português e espanhol como idiomas a bordo. O navio Buenavista, com capacidade para 2,3 mil passageiros, terá itinerários que passam por Santos, Recife e Salvador, com escalas no Rio de Janeiro, Búzios, Balneário Camboriú, Ilhabela e Maceió, incluindo cruzeiros temáticos no Natal, Réveillon e Carnaval. A programação já está disponível no site da companhia e inclui viagens de diferentes durações e regiões, ampliando a oferta de cruzeiros no país.

21 – Mudanças climáticas! Nevasca provoca maior volume de cancelamentos de voos nos EUA desde a pandemia e fecha atrações no país – Uma forte nevasca com temporal atingiu os Estados Unidos no domingo (25), provocando o pior dia de cancelamentos de voos desde a pandemia, com mais de 17 mil voos suspensos, incluindo cerca de um terço das operações internacionais com destino ao país. Disney e Universal fecham parcialmente atrações na Flórida, que teve alerta de tornado. A tempestade também causou pelo menos 10 mortes, cinco delas foram encontradas ao ar livre. Autoridades descreveram o fenômeno como excepcional, sendo possivelmente a maior tempestade de gelo da última década em algumas regiões. O frio intenso também afetou o Canadá, resultando em um visual raro e impressionante das Cataratas do Niágara, um dos cartões-postais mais famosos do mundo. Já na Europa, outra nevasca paralisou Amsterdã e Paris, causando cancelamento de voos e travamento do transporte público.

Tailândia, Nepal e Taiwan reforçam controles sanitários em voos e fronteiras para evitar a entrada da doença (Freepik)

22 – Após surto de novo vírus, aeroportos da Ásia reforçam controles como na Covid-19 – Após a confirmação de um surto do vírus Nipah em Bengala Ocidental, na Índia, aeroportos e fronteiras de países asiáticos, como Tailândia, Nepal e Taiwan, reforçaram protocolos de saúde inspirados nas medidas da pandemia de Covid-19. Na Tailândia, passageiros vindos da região são triados quanto a febre e sintomas, recebem cartões de alerta e, se necessário, são encaminhados à quarentena. No Nepal, a triagem ocorre em aeroportos e postos de fronteira, e hospitais recebem orientações para notificação imediata de casos suspeitos. Em Taiwan, o vírus poderá ser classificado como doença de notificação obrigatória de categoria máxima, com alerta de viagem vigente para áreas afetadas. O Nipah é altamente letal, transmitido por morcegos e contato humano, causando febre, problemas respiratórios e encefalite, podendo levar ao coma e à morte, com taxas de letalidade acima de 70%.

23 – Morre Constantino Júnior, fundador da Gol, aos 57 anos; trade se solidariza- Constantino de Oliveira Júnior, fundador da Gol Linhas Aéreas, morreu aos 57 anos, dia 24 de janeiro, em São Paulo, após anos de tratamento contra o câncer. Ele criou a Gol em 2001, liderou a companhia como CEO até 2012 e integrava o Conselho de Administração desde 2004. Reconhecido por introduzir o modelo de “baixo custo, baixa tarifa” no Brasil, Constantino Júnior também atuou no Grupo Comporte e foi um dos fundadores do Grupo ABRA. Ao longo da carreira, recebeu prêmios como “Executivo de Valor”, “Executivo Líder” e “Executivo Ilustre”. Sua morte gerou forte comoção entre empresas e entidades do setor aéreo e do turismo no Brasil e na América Latina, que destacaram seu perfil visionário, sua contribuição para o desenvolvimento do setor e o impacto duradouro de seu legado na conectividade e no acesso às viagens aéreas. Em meio ao luto, a Gol anunciou a indicação do economista Antonio Kandir como presidente interino do Conselho de Administração, reforçando a continuidade da governança da companhia e a manutenção de sua estratégia e operações. Representantes do trade ressaltaram que o legado de Constantino Júnior segue influenciando a cultura, a expansão e o posicionamento da Gol, consolidando-o como uma das figuras mais relevantes da história recente da aviação e do turismo brasileiros.

24 – Deputados aprovam proposta que impede privatização de praias brasileiras e cobrança de pedágio nas orlas – A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que proíbe a privatização de praias brasileiras e a cobrança de pedágio para acesso às faixas de areia e orlas costeiras, garantindo o uso público gratuito desses espaços. O texto reforça que praias, ilhas costeiras e faixas de areia não podem ser transformadas em áreas privadas nem exigir pagamento para utilização, assegurando princípios constitucionais de livre acesso e bem-estar coletivo. A proposta seguirá para análise em outras comissões antes de ser votada em plenário. Defensores afirmam que a medida protege turistas e consumidores, enquanto críticos alertam que pode limitar investimentos e infraestrutura em áreas litorâneas.

25 – Florida Huddle 2026 acontece em Orlando e confirma presença de 13 operadoras brasileiras – Mais um evento consolidado do calendário de turismo prestes a começar. O Florida Huddle 2026 será realizado entre 2 e 4 de fevereiro no Hilton Orlando e contará com a participação de 13 operadoras brasileiras, incluindo CVC Corp, Azul Viagens e Magic Blue Turismo. Reconhecido como o principal encontro entre destinos da Flórida e operadores turísticos globais, o evento promove rodadas de negócios, apresentações sobre tendências e novos produtos, e permite que o trade atualize-se sobre o estado. Voltado para fortalecer a presença da Flórida nos mercados emissores, o encontro é uma vitrine estratégica para quem vende Orlando e outros destinos do estado, oferecendo um ambiente focado em conteúdo, relacionamento e decisões comerciais.

26 – Parlamento Europeu aprova bagagem de mão gratuita e reforça compensação por atrasos e cancelamentos -O Parlamento Europeu aprovou por ampla maioria um novo regulamento que garante bagagem de mão gratuita e aumenta a compensação financeira a passageiros em caso de atrasos, cancelamentos ou overbooking. A mudança prevê que cada passageiro possa embarcar com uma mala de até 7 kg sem custo, beneficiando principalmente viajantes de companhias low cost. A indenização por problemas nos voos passará a variar entre € 300 e € 600, dependendo da distância, quando o atraso superar três horas. A decisão ainda precisa ser analisada pelo Conselho da União Europeia antes de entrar em vigor.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, com Roy Taylor, presidente do M&E, durante a Fitur 2026

27 – Fitur 2026 se encerra em Madri; confira a cobertura completa do M&E na primeira feira de Turismo do ano – A Fitur 2026 se encerrou em Madri com números expressivos: mais de 255 mil visitantes, impacto econômico de €505 milhões e a presença de 10 mil empresas de 161 países, reafirmando o evento como uma das principais vitrines do turismo internacional. O público profissional chegou a 155 mil pessoas, com destaque para o aumento de 12% na participação internacional, enquanto 100 mil visitantes aproveitaram o fim de semana aberto ao público. O Mercado & Eventos acompanhou de perto toda a Fitur 2026, realizando uma cobertura completa e detalhada. Foram produzidas mais de 50 matérias, com entrevistas exclusivas, análises de mercado, bastidores do turismo, reportagens sobre lançamentos, novas rotas, expansão de redes hoteleiras, tecnologia e principais discursos institucionais. Confira todas as matérias AQUI.

28 – Com recorde de visitantes, turismo internacional injeta US$ 7,8 bilhões na economia brasileira – O Brasil bateu um novo recorde histórico em 2025 no gasto de turistas estrangeiros, que totalizou US$ 7,865 bilhões (R$ 41,7 bilhões), alta de 7,1% sobre 2024. O país recebeu 9,3 milhões de visitantes internacionais, 37,1% acima da previsão, impulsionando a economia, gerando empregos e fortalecendo pequenos negócios no turismo. Desse total, São Paulo se consolidou como principal portão de entrada do país, concentrando 2.753.869 chegadas, crescimento de 21% na comparação anual, segundo dados da Embratur, do Ministério do Turismo e da Polícia Federal. Apenas em dezembro, o estado recebeu 259.237 turistas estrangeiros, enquanto, no mesmo mês, o país registrou gastos de US$ 688 milhões (R$ 3,65 bilhões).

29 – País do futebol (e do Turismo): Lula, Fifa e CBF avaliam Brasil apto a sediar o Mundial de Clubes de 2029 – O presidente Lula se reuniu com Gianni Infantino, da Fifa, e Samir Xaud, da CBF, no Palácio do Planalto para discutir o futebol internacional, com foco na Copa do Mundo Feminina de 2027, que será realizada no Brasil, e na possível candidatura do país para sediar o Mundial de Clubes de 2029. O encontro destacou o papel estratégico da Copa feminina para o desenvolvimento do futebol nacional e sul-americano, além de pautas relacionadas às mulheres, incluindo combate à violência e ao feminicídio. A CBF afirmou que pretende apresentar candidatura para o Mundial de Clubes, e a Fifa reforçou apoio a eventos que promovam união e integração entre países e pessoas.

30 – Japão supera patamar pré-pandemia e registra maior fluxo de turistas da história – O Japão registrou em 2025 recordes de turismo internacional, com 42,68 milhões de visitantes, crescimento de 15,8% sobre 2024 e cerca de 10 milhões a mais que em 2019. Os gastos estrangeiros também bateram recorde, somando 9,5 trilhões de ienes (51,2 bilhões de euros). A Coreia do Sul foi o principal mercado emissor, seguida por China, Taiwan e Estados Unidos.

31 – Cultura e eventos projetam destinos brasileiros no cenário internacional em 2026 – O Brasil inicia o ano em evidência no cenário global ao combinar a projeção internacional da cultura e do audiovisual com o fortalecimento do turismo de eventos, ampliando sua atratividade para visitantes estrangeiros e nacionais. De acordo com a ONU Turismo, o país cresce quase dez vezes mais que a média mundial, em ano que o turismo mundial alcança maior nível da história, com crescimento de 4% em chegadas internacionais. Após a conquista de dois prêmios do filme “O Agente Secreto” no Globo de Ouro, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a cultura como vetor estratégico para despertar o interesse do viajante internacional. Em paralelo, destinos como Fortaleza aceleram o calendário turístico com uma agenda estruturada de grandes eventos corporativos, culturais e esportivos ao longo do primeiro semestre, consolidando o turismo de eventos como eixo relevante de desenvolvimento local e de posicionamento do Brasil no mercado global.



Fonte

Redação

Recent Posts

Seis empresas manifestam interesse pelo aeroporto do Galeão

Roadshow do leilão de venda assistida do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, é…

6 minutos ago

Saiba como consultar se tem direito ao abono salarial PIS/Pasep 2026

Já está liberada, a partir desta quinta-feira (5), a consulta ao pagamento do Abono Salarial…

21 minutos ago

6 dicas para montar fantasias criativas, sustentáveis e econômicas para o Carnaval

Glitter, cores e criatividade seguem como marcas do Carnaval brasileiro, mas a forma de se…

54 minutos ago

Sem acrobacias e sem grandes reviravoltas: filme com Jason Segel aposta em ver a vida como ela é, na Netflix

“Jeff e as Armações do Destino” acompanha Jeff (Jason Segel), um homem de 30 anos…

1 hora ago

MSC aposta em pacote integrado com aéreo, hotel e cruzeiro pelo Caribe

Experiência completa combina cruzeiro pelo Caribe e estadia em Orlando (Divulgação/MSC)A MSC Cruzeiros anunciou o…

1 hora ago

Dono da Ultrafarma é denunciado por corrupção ativa em esquema de R$ 1 bi em propinas

O Ministério Público de São Paulo denunciou à Justiça por corrupção ativa o empresário Sidney…

1 hora ago