O Curitiba Convention assumiu a vice-presidência do Conselho Municipal de Turismo de Curitiba (Comtur) para o biênio 2025–2027. O órgão, vinculado ao Instituto Municipal de Turismo (IMT), é responsável por definir diretrizes e acompanhar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do setor na capital paranaense.
Segundo a presidente do Curitiba Convention, Gislaine Queiroz, a nova posição representa um compromisso com a governança e a competitividade do turismo local. “O Curitiba Convention atuará para fortalecer a integração entre poder público, iniciativa privada e entidades de classe, assegurando que Curitiba siga como referência nacional em inovação, sustentabilidade e competitividade no mercado de eventos”, afirmou.
Gislaine destacou que a entidade pretende contribuir para a execução de políticas que impulsionem o segmento de negócios e eventos (MICE). “Vamos somar a força do nosso ecossistema MICE à agenda pública, acelerando pautas de qualificação, promoção e captação de eventos que geram negócios, empregos e impacto econômico. É uma oportunidade de conectar prioridades do mercado às políticas municipais, com técnica, diálogo e transparência”, disse.
O turismo de negócios e eventos tem papel estratégico na economia curitibana. Em 2024, Curitiba recebeu mais de 500 eventos, com impacto econômico superior a R$ 13,8 bilhões e 10 milhões de visitantes, sendo 24% motivados por compromissos profissionais. O gasto médio desse público é três vezes maior que o do turista de lazer, reforçando a importância do segmento para a geração de renda, empregos e arrecadação.
Encerrando a declaração, Gislaine ressaltou que o foco será uma atuação integrada entre os setores público e privado. “Nossa atuação será estratégica e colaborativa para a construção de uma Curitiba cada vez mais forte como destino turístico e de eventos, unindo o setor público e privado em prol do desenvolvimento sustentável da cidade”, concluiu.

