Giulliana Mesquita, da Azul Viagens (Ana Azevedo/M&E)

SÃO PAULO – A Azul Viagens estreou, em 4 de fevereiro, o Circuito Carnaval Azul, cuja formatação contemplava aéreo, hospedagem e experiências em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife. Embora tenha sido anunciado próximo à data festiva, o produto registrou alta demanda e já contabiliza pedidos para a edição de 2027, segundo Giulliana Mesquita, head da operadora.

“Fizemos um teste com esse produto, porque a Azul Viagens entende que hoje a demanda do mercado está muito mais interessada em experiência, mas sabíamos da complexidade logística de colocar quatro cidades em um pacote e em um período tão curto. Em contrapartida, o conceito foi muito aprovado e já temos pedidos do produto para 2027”, disse a executiva ao M&E.

No Circuito Carnaval Azul, a jornada do folião teve início em 13 de fevereiro, com acesso ao Camarote Bar Brahma, no Sambódromo do Anhembi, na capital paulista. Em seguida, no dia 14, o destaque foi o camarote do Galo da Madrugada, de onde foi possível acompanhar o maior bloco de Carnaval do mundo.

Salvador foi a terceira parada, no dia 15, quando os viajantes puderam desfrutar de shows exclusivos no Camarote Club. Por fim, o Camarote Arpoador, no Rio de Janeiro, coroou a experiência, com a programação dos desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí.

“Escolhemos produtos que sabíamos que faziam sentido para o nosso público, como, por exemplo, o Camarote Brahma, que é muito tradicional em São Paulo, assim como o Camarote Arpoador, no Rio de Janeiro, o camarote do Galo da Madrugada, que é bastante cobiçado, e o de Salvador, que já recebeu os vencedores do Agente Tá ON. São produtos específicos e que sabemos que vão entregar qualidade”, salientou.

Circuito Azul de Experiências

Recife carnaval (Ana Azevedo/M&E) Azul Viagens
O Marco Zero é palco de grandes shows no Carnaval da capital (Ana Azevedo/M&E)

O sucesso do produto carnavalesco levou a operadora a estudar o empacotamento de novas experiências sazonais ao longo do ano. “Vamos envelopar esse produto em outros motes, como o São João, que também é uma festa regional. A ideia é oferecer uma experiência única, de alta qualidade, com bom custo-benefício, para que seja acessível e que corrobore com outros produtos em que já atuamos. Não vamos encher a prateleira. Vamos continuar com a diversificação e oferecer poucos pacotes, porque a escassez é o que traz atratividade”, complementou.

Para o futuro, a executiva também apontou interesse da operadora em desenvolver circuitos dedicados a esportes e outros nichos que estão em alta e apresentam potencial de crescimento.

“O que a gente vem tentando fazer é tirar a sazonalidade das viagens restritas ao período de férias e criar oportunidades para os passageiros alinharem suas viagens aos interesses pessoais, seja Carnaval, São João, uma corrida ou uma viagem curta. Isso contribui para aumentar a frequência, principalmente em destinos no Brasil, e está alinhado ao papel da operadora de manter uma prateleira variada, capaz de atender diferentes perfis”, endossou.

Carnaval em alta

azul
Entre os dias 12 e 22 de fevereiro, a companhia aérea programou 530 voos extras (Divulgação/Azul)

Para o Carnaval deste ano, a Azul Viagens registrou crescimento de 130% na venda de ingressos para camarotes e abadás, movimento que sustenta a criação do Circuito Carnaval Azul e embasa o investimento da Azul Linhas Aéreas na ampliação da oferta de voos no período. Entre os dias 12 e 22 de fevereiro, a companhia aérea programou 530 voos extras, totalizando 72,4 mil assentos adicionais em todo o país. A operação atendeu 26 destinos em 92 rotas diferentes.

Entre os destaques estão Recife, com 170 voos extras e 21 mil assentos; Belo Horizonte (Confins), com 98 voos adicionais para 14 destinos e 13,7 mil assentos; Campinas (Viracopos), com 82 voos extras e 11 mil assentos; e São Paulo (Congonhas), com foco no Nordeste, somando 190 frequências adicionais para cidades como Salvador, Porto Seguro e Maceió.

Embora o desempenho do mercado nacional tenha sido positivo, o segmento internacional apresentou crescimento superior nas vendas. “O internacional teve um avanço mais relevante neste início de ano, impulsionado principalmente pelos parques, que seguem com demanda aquecida. A estratégia da Azul Viagens é acompanhar os calendários da Disney e da Universal e ampliar a diversificação do portfólio ao longo do ano”, afirmou Giulliana.

A executiva adiantou ainda que tanto o mês de abril, tradicionalmente trabalhado como Mês do Consumidor, quanto maio, quando a Azul Viagens celebra aniversário, terão ativações comerciais e altas expectativas de vendas.