Nordeste Magazine
Turismo

Celso Sabino vê consolidação do turismo brasileiro e aposta na COP30 como vitrine internacional – M&E

Celso Sabino vê consolidação do turismo brasileiro e aposta na COP30 como vitrine internacional – M&E

Celso Sabino, Ministro do Turismo (Giulia Jardim/M&E)

BELÉM – O ministro do Turismo, Celso Sabino, volta a afirmar que o Brasil vive um momento histórico de expansão e consolidação do setor, com recordes em praticamente todos os indicadores de desempenho — do fluxo de viajantes e movimentação em aeroportos ao número de empregos e investimentos estrangeiros. As declarações foram feitas em Belém (PA), durante o lançamento do Vila Galé Collection Amazônia, evento que marcou a chegada da rede portuguesa à região Norte.

“Vivemos um novo momento do turismo. Há poucos meses, ninguém imaginava que chegaríamos a esse ponto”, declarou o ministro. Segundo Sabino, 2025 ficará marcado como o melhor ano da história do turismo brasileiro, tanto em volume de viagens quanto em resultados econômicos.

Recordes em todos os setores do turismo

De acordo com o ministro, o país deve encerrar o ano com 10 milhões de turistas estrangeiros e mais de 350 milhões de viagens domésticas, números nunca antes registrados. “Estamos batendo recorde na movimentação dos aeroportos, no número de assentos voados dentro do Brasil, nas rodoviárias, nos portos, e também nos resultados das redes hoteleiras, locadoras, transportadoras, agências e operadoras de turismo”, destacou.

Os indicadores reforçam a retomada vigorosa do turismo interno, que vem sustentando o crescimento do setor desde 2023. “O faturamento das empresas de turismo em todas as frentes está superando as marcas históricas”, disse Sabino.

Geração de empregos e expansão da infraestrutura

Com a retomada acelerada, o turismo tem se consolidado também como grande gerador de empregos formais. “Nos últimos dois anos e meio, tivemos um saldo positivo de mais de 520 mil novos empregos com carteira assinada. Hoje, o turismo emprega cerca de 8 milhões de brasileiros”, destacou, citando dados do Caged.

O ministro lembrou que o crescimento é sustentado por investimentos em infraestrutura e conectividade. “Temos hoje cerca de 66% das rodovias federais avaliadas entre bom e ótimo, e todos os principais aeroportos das capitais foram reformados, ampliados ou estão passando por obras”, afirmou.

Belém e a COP30: o mundo olha para a Amazônia

Sabino destacou ainda que a COP30, que será realizada em Belém, consolidará a Amazônia como símbolo do novo turismo brasileiro. “Nunca o Brasil e os brasileiros estiveram com os olhos tão voltados para o Norte, especialmente para o Pará e para Belém, como agora”, afirmou.

O ministro lembrou que a visibilidade da cidade e da região tem valor inestimável. “O que a marca Belém foi divulgada no mundo nos últimos meses representa centenas de milhões de dólares em promoção gratuita”, disse. “Belém vive um novo momento. A cidade está estruturada, com novos voos internacionais, uma hotelaria de alto nível e um sistema de hospitalidade digno de grandes centros mundiais”, completou.

Encerrando sua fala, Sabino destacou o papel do turismo dentro do governo federal. “O turismo é multissetorial. Para ter turismo, é preciso ter segurança pública, saúde, educação e infraestrutura. Estou feliz de participar, ao lado do presidente Lula, dessa transformação no Brasil”, afirmou.



Fonte

Veja também

Há 70 anos, Moscou recebia primeiro voo do ocidente no pós-guerra

Redação

Carnaval do Recife movimenta R$2,8 bi e reúne 3,7 milhões de foliões

Redação

Fraude de ingressos no Louvre causa prejuízo de US$ 12 milhões

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.