BELÉM – O ministro do Turismo, Celso Sabino, reagiu às recentes críticas sobre a segurança no Rio de Janeiro e negou que episódios pontuais comprometam a imagem do turismo brasileiro. Segundo ele, o país oferece conforto e segurança em milhares de destinos, e a cobertura internacional tende a amplificar ocorrências isoladas na capital fluminense.
“O que aconteceu não representa o cotidiano do Brasil”
Ao ser questionado sobre o impacto dos recentes episódios de violência no Rio de Janeiro, Sabino foi enfático ao afirmar que o caso não reflete a realidade do país nem do setor turístico.
“O Brasil sofre muito com a divulgação de episódios que acontecem na cidade do Rio de Janeiro, que não fazem parte do cotidiano do povo brasileiro. Nós temos milhares de atrativos turísticos em todo o país, com conforto, comodidade e segurança”, disse o ministro.
Cobertura desigual e esforço de reposicionamento
Sabino também criticou o que considera uma diferença de tratamento entre o Brasil e outros destinos internacionais quando se trata de segurança. “Não sentimos o mesmo tratamento quando ocorrem episódios de violência em outras cidades turísticas do mundo. Parece que, quando acontece algo no Rio, a propagação da notícia ganha uma velocidade e proporção muito maiores”, afirmou.
Para o ministro, o governo federal tem trabalhado para reverter essa percepção e reforçar a imagem positiva do país. “O governo brasileiro tem atuado na melhoria da imagem do nosso país. O presidente da República é o nosso principal garoto-propaganda”, afirmou.
Estabilidade e confiança
Sabino destacou que a estabilidade econômica e política atual é um dos fatores que sustentam o crescimento do turismo. “Hoje o Brasil vive estabilidade econômica, fiscal, financeira e política. A forte influência do presidente Lula tem contribuído bastante para melhorar a nossa imagem”, disse.
Ele encerrou reforçando que o país continuará promovendo o “verdadeiro Brasil” no exterior: “Vamos continuar trabalhando para mostrar o verdadeiro cotidiano dos brasileiros e os milhares de atrativos que temos, com conforto, comodidade e segurança.”

