O Governo de São Paulo montou um esquema especial de segurança para o Carnaval 2026, com reforço no policiamento em todo o estado. A operação inclui uso de drones, ampliação do efetivo nas ruas e equipes treinadas para o combate à violência contra a mulher e crimes patrimoniais.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações da Agência SP
Na capital paulista, a Polícia Militar mobilizou 5,2 mil policiais para atuar nos principais pontos de concentração de blocos e desfiles. Já a Polícia Civil intensificou as ações de combate à violência contra a mulher, furtos, estelionatos e atos de discriminação, com foco na proteção de grupos vulneráveis.
No último fim de semana de pré-carnaval, a atuação das forças de segurança resultou na prisão de 23 pessoas e na apreensão de 30 celulares. Entre os dias 7 e 8 de fevereiro, três homens foram detidos por venda de bebida adulterada, dois por estelionato e seis por furto de celulares, em diferentes regiões da cidade.
Ao todo, 25 núcleos de drones estão em operação para monitorar blocos, desfiles e grandes aglomerações. As imagens são transmitidas em tempo real para as centrais de comando e controle em todo o estado, permitindo identificar situações de risco e orientar as equipes em solo com maior precisão.
Segundo o coronel Carlos Lucena, da Coordenadoria Operacional da Polícia Militar, o uso da tecnologia amplia o campo de visão das equipes e contribui para decisões mais estratégicas durante os eventos.
O reforço também se estende a cidades do litoral e do interior que recebem grande fluxo de turistas nesta época do ano, com foco na segurança em eventos, áreas de lazer e deslocamentos.
A Polícia Civil reforçou o atendimento nas áreas de festa, com agentes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) atuando à paisana entre os foliões para prevenir ações criminosas. O Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) também integra a operação, especialmente no combate a furtos e roubos de celulares. Os plantões nas delegacias foram ampliados.
A Polícia Militar conta ainda com equipes femininas voltadas ao acolhimento imediato de vítimas de importunação sexual e à prisão de agressores. As ocorrências são acompanhadas pela Cabine Lilás, do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), especializada no monitoramento de casos de violência contra a mulher.
Durante todo o Carnaval, as delegacias especializadas seguem funcionando normalmente, com atenção especial ao atendimento de casos sensíveis. A Delegacia Eletrônica permanece disponível para registro de boletins de ocorrência, inclusive em inglês e espanhol, facilitando o acesso de turistas aos serviços policiais.
Fonte: Agência SP
A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) abriu, nesta sexta-feira (13), as inscrições para processo seletivo…
Em “Os Cantores”, dirigido por Sam A. Davis e estrelado por Michael Young, Chris Smither…
O Festival de Carnaval chega para mais uma edição de sucesso e reúne Ne-Yo, Gusttavo…
O Banco Central divulgou nesta sexta-feira (13) que 5.290 chaves Pix de clientes do Banco Agibank…
Uma fã da banda Lemonheads acusou o vocalista Evan Dando de lhe enviar uma série…
Muitas vezes perdidos entre dois mundos, o real e o reino das aparências, somos instados…