Nordeste Magazine
Economia

Capital de SP têm 153 mil residências sem luz e estado de atenção para alagamentos

Capital de SP têm 153 mil residências sem luz e estado de atenção para alagamentos

Todas as regiões da cidade de São Paulo, incluindo as marginais Tietê e Pinheiros, ficaram em estado de atenção para alagamentos na tarde deste sábado, 27.

A Defesa Civil emitiu um alerta sobre risco de raios, rajadas de vento e queda de granizo.

O Corpo de Bombeiros registrou, até por volta de 17h40, 111 quedas de árvores, uma delas sobre veículo com um homem ferido, na Vila Anastácio, e dois desabamentos, sem vítimas, além de sete enchentes.

Conforme o mapa de fornecimento na Região Metropolitana de São Paulo disponível no site da Enel, 172.597 endereços chegaram a ficar sem luz por volta das 17h30 (equivalente a 2% dos clientes na região). Menos de uma hora depois, após a diminuição da chuva o número havia sido reduzido para 138.370. Contudo, por volta das 18h50, eram 153.507 residências sem energia.

A Enel afirma estar com plano de contingência mobilizado, que seguirá durante todo o verão, incluindo o reforço de equipes e da frota para “atender melhor e mais rápido” a Grande São Paulo. A companhia também fará parte do Gabinete de Crise do governo do Estado, instaurado a partir de segunda-feira, 29.

Em meados de dezembro, uma ventania recorde deixou mais de dois milhões sem luz, levando a um acordo entre governo federal, estadual e a Prefeitura para dar início ao processo de rompimento do contrato com a Enel por ineficiência dos serviços prestados.

Continua depois da publicidade

Onde tem alagamento? Qual a previsão dos próximos dias?

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura, a capital chegou a ter quatro pontos de alagamento intransitáveis por volta das 17h17, dois na zona oeste (Butantã) e dois na zona norte (Pirituba/Jaraguá e Freguesia do Ó).

Apenas um permanece até o início da noite, na Avenida Otaviano Alves de Lima, altura da Ponte Atílio Fontana, sentido Ayrton Senna/Castelo Branco. No Ipiranga, a rua Presidente Batista Ferreira tem alagamento transitável em ambos os sentidos na altura da Avenida do Estado.

Segundo o CGE, a chuva forte desta tarde foi resultado da combinação do calor com a umidade trazida pela entrada da brisa marítima, estimulando a formação de uma instabilidade.

A previsão é que o calor continue ao longo do fim de semana e que os últimos dias de dezembro sejam mais chuvosos, principalmente entre os dias 29 e 31, em função da aproximação de uma frente fria.



Fonte

Veja também

Governo do DF faz proposta de venda de imóveis para socorrer BRB

Redação

Pedidos de reembolso de tarifas nos EUA passam de 1 mil; veja como é o processo

Redação

Bad Bunny usa camisa retrô do Brasil da Copa de 1962 em show no Allianz; veja valor

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.