Nordeste Magazine
Turismo

Câmara aprova isenção de visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália – M&E

Câmara aprova isenção de visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália – M&E

Marcel van Hattem, relator na comissão (Divulgação/Agência Câmara de Notícias)

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou, no início de outubro, o Projeto de Decreto Legislativo 206/23, que isenta turistas da Austrália, do Canadá e dos Estados Unidos da necessidade de visto para entrar no Brasil. A proposta revoga o Decreto Presidencial 11.515/23, que havia restabelecido a exigência em abril deste ano.

O texto também inclui menção ao Japão, mas o país já possui acordo bilateral com o Brasil desde agosto de 2023, permitindo viagens sem visto por até 90 dias para portadores de passaporte comum.

O relator da proposta, deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), afirmou que o retorno da exigência de visto teve impacto negativo sobre o setor de turismo e sobre a economia nacional. Segundo ele, a política de isenção que vigorou entre junho de 2019 e março de 2020 trouxe resultados imediatos.

“Os dados mostram que a política de isenção produziu efeitos positivos e imediatos. A medida gerou 80 mil visitantes adicionais e injetou R$ 328 milhões na economia nacional. Em um cenário sem pandemia, a estimativa era de 200 mil turistas e até R$ 800 milhões em receitas”, disse Van Hattem.

O parlamentar criticou a decisão do governo federal de retomar a exigência, alegando falta de estudos de impacto e ausência de diálogo com o setor produtivo. Ele também destacou que o princípio da reciprocidade não é obrigatório pela Lei de Migração.

O decreto presidencial que restabeleceu a exigência de visto para cidadãos da Austrália, do Canadá e dos Estados Unidos entrou em vigor em 10 de abril de 2024, com base no princípio da reciprocidade — já que esses países não dispensam o visto para brasileiros.

A proposta agora segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Se aprovada, será encaminhada ao Plenário da Câmara dos Deputados para votação final.



Fonte

Veja também

Textron Aviation irá exibir três aeronaves no Singapore Air Show

Redação

Azul anuncia 198 voos para a Argentina na temporada de inverno de 2026

Redação

Air France lança documentário sobre os 50 anos do primeiro voo comercial do Concorde

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.