Nordeste Magazine
Turismo

Brasília sediará seminário sobre gestão turística dos patrimônios mundiais brasileiros

Maurício Herschander

O Ministério do Turismo (MTur) e a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) promovem, nos dias 4 e 5 de novembro, em Brasília (DF), o Seminário e Oficina Gestão Turística do Patrimônio Mundial, iniciativa voltada à discussão de estratégias de conservação, valorização cultural e desenvolvimento sustentável dos sítios reconhecidos pela Unesco no Brasil. O evento contará com a participação de especialistas, gestores públicos e lideranças do setor turístico e cultural, reforçando o compromisso nacional com a preservação e o uso responsável desses territórios.

A ação integra uma cooperação técnica com a Unesco e conta com apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O objetivo é estimular a troca de experiências entre cidades que abrigam patrimônios mundiais, fortalecer a governança interinstitucional e promover o turismo como ferramenta de inclusão social e valorização comunitária.

Turismo sustentável como vetor de preservação

De acordo com o ministro do Turismo, Celso Sabino, o encontro representa um passo decisivo para integrar políticas públicas de turismo, cultura e meio ambiente. “Nosso objetivo é claro: proporcionar, nos sítios reconhecidos como patrimônios, o acesso da sociedade, fomentar e fortalecer o turismo sustentável. Mais que isso: garantir uma agenda de convergência entre cultura, meio ambiente, desenvolvimento urbano e turismo, preservando e valorizando o conhecimento de povos e comunidades tradicionais e populações locais”, afirma.

O Ministério do Turismo coordena o Comitê Interministerial de Gestão Turística do Patrimônio Mundial, que reúne diversas pastas do governo federal, como os ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima, das Cidades e da Cultura, além da Embratur, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A atuação integrada busca fortalecer a preservação ambiental e cultural e criar modelos de visitação turística sustentável.

Patrimônios brasileiros ganham destaque global

Atualmente, o Brasil abriga 25 patrimônios mundiais naturais e culturais, entre eles o Centro Histórico de Salvador (BA), o Conjunto Arquitetônico da Pampulha e a Cidade Histórica de Ouro Preto (MG), além dos ícones naturais Parque Nacional do Iguaçu (PR) e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE).

Nos últimos anos, o país ampliou sua representatividade global com o reconhecimento de dois novos sítios pela Unesco: os Lençóis Maranhenses (MA) e o Cânion do Peruaçu (MG), ambos celebrados por sua singularidade natural e importância ambiental. Esses avanços reforçam o protagonismo do Brasil no cenário do turismo sustentável e de conservação.

Gestão eficiente para o futuro dos destinos

A boa administração da visitação turística nesses locais é considerada essencial para assegurar que a exploração econômica caminhe lado a lado com a preservação ambiental e o respeito cultural. Nesse sentido, o seminário busca criar diretrizes práticas para que municípios e gestores adotem modelos sustentáveis de gestão turística, que garantam benefícios sociais e econômicos duradouros para as comunidades locais.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas no portal do Ministério do Turismo. O encontro promete fortalecer a integração entre os diversos atores públicos e privados e consolidar o papel do Brasil como referência em gestão responsável do patrimônio mundial.



Fonte

Veja também

Grand Mercure celebra a culinária brasileira com novo prato

Redação

Bndes libera mais um financiamento para exportação de aviões da Embraer

Redação

Tempo de emissão de visto americano dobra em 2025 com nova taxa de Trump no horizonte – M&E

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.