Categories: Economia

Brasil venderá 6 milhões de barris de petróleo à Índia, diz Alckmin

A Petrobras assinou contrato para o fornecimento de 6 milhões de barris de petróleo à Índia ao longo de um ano, anunciou nesta quinta-feira (16) o vice-presidente Geraldo Alckmin, que lidera a delegação brasileira em visita oficial à capital indiana. O acordo faz parte de uma agenda mais ampla de fortalecimento das relações comerciais e energéticas entre os dois países.

Segundo Alckmin, a estatal também lançará 18 blocos offshore para exploração de petróleo nas bacias de Santos e Campos. “É recorde. São 18 blocos no ano que vem e um número ainda maior em terra”, afirmou.

O acerto ocorre em meio à pressão dos Estados Unidos sobre a Índia, que sofre tarifas de até 50% em razão de sua compra de petróleo russo. Apesar disso, o país asiático mantém forte dependência da Rússia, que responde por mais de um terço de seu consumo energético.

A parceria com o Brasil surge como uma alternativa diplomática e estratégica para Nova Déli diversificar fornecedores.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Preferências tarifárias

Durante a missão, Brasil e Índia também definiram um cronograma para ampliar o Acordo de Comércio Preferencial Mercosul–Índia, hoje considerado restrito. O governo brasileiro quer elevar o comércio bilateral para US$ 15 bilhões em 2025 e US$ 20 bilhões até 2026.

O tratado atual cobre apenas 450 categorias de produtos e prevê reduções tarifárias modestas, entre 10% e 20%. A proposta em discussão busca ampliar o número de produtos beneficiados e aprofundar as preferências comerciais.

“Temos um acordo de preferência tarifária que cobre poucas linhas. Podemos ampliar e aprofundar para aumentar nossa competitividade”, afirmou Alckmin.

Para a diretora de negócios da ApexBrasil, Ana Repezza, a revisão do tratado é prioridade diante das tensões internacionais. “A ampliação tornou-se prioridade estratégica, especialmente após as tensões com os Estados Unidos”, disse.

Cooperação empresarial e setorial

A missão brasileira reuniu representantes de 20 setores, incluindo agronegócio, tecnologia, energia e saúde. As conversas abordaram a redução de tarifas e o acesso ao mercado indiano, além de medidas para facilitar negócios, como o visto eletrônico para empresários indianos e parcerias na área farmacêutica.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, deve chegar a Nova Déli nesta sexta-feira (17) para aprofundar as negociações na área.

As iniciativas reforçam a aproximação entre Brasil e Índia em um momento de reconfiguração geopolítica global, com os dois países buscando ampliar sua presença no comércio internacional e consolidar-se como atores centrais do Sul Global.



Fonte

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Aventura épica com Ralph Fiennes, Liam Neeson e Rosamund Pike é melhor programa para fechar o carnaval, na Netflix

Quando deuses perdem força e pais caem, alguém precisa escolher entre a vida comum e…

14 minutos ago

MSC Magnifica atravessa Canal do Panamá no MSC World Cruise 2026

A MSC Cruzeiros divulgou imagens da travessia do MSC Magnifica pelo Canal do Panamá, realizada…

18 minutos ago

Citado no caso Epstein, presidente executivo da Hyatt Hotels anuncia aposentadoria

O magnata hoteleiro Thomas Pritzker comunicou nesta segunda-feira (16) sua aposentadoria do cargo de presidente…

38 minutos ago

Ator norte-americano Robert Duvall morre aos 95 anos

O ator norte-americano Robert Duvall morreu neste domingo (15), aos 95 anos. A informação foi…

1 hora ago

Belo e delicado, drama com Michael Caine vai tocar seu coração, no Prime Video

“O Último Amor de Mr. Morgan” acompanha Matthew Morgan, vivido por Michael Caine, um professor…

1 hora ago

LATAM MRO amplia operações e celebra 25 anos de inovação

Em fevereiro de 2026, o LATAM MRO completa 25 anos consolidado como o maior polo…

1 hora ago