O Brasil terá, a partir da temporada 2025/2026, 60 praias e marinas reconhecidas com a Bandeira Azul, um dos mais respeitados selos de qualidade ambiental do mundo. A conquista reforça o compromisso do país com o turismo sustentável e consolida sua liderança na América do Sul no número de certificações concedidas.
O resultado foi anunciado após reunião do júri internacional da Foundation for Environmental Education (FEE), entidade responsável pelo programa, realizada em Copenhague, na Dinamarca. Foram aprovadas 50 praias e 10 marinas brasileiras, distribuídas em cinco estados.
O selo Bandeira Azul é concedido a locais que comprovam, ano a ano, o cumprimento de 38 critérios que envolvem qualidade da água, gestão ambiental, segurança, infraestrutura, preservação patrimonial e educação ambiental. A iniciativa também dialoga com os debates globais sobre gestão costeira, como os que estarão em pauta na COP30, em novembro, em Belém (PA).
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, a ampliação da lista é um marco para o país. “Os destinos de praia são sempre muito procurados por turistas brasileiros e internacionais. Ampliar o número de locais premiados com o selo Bandeira Azul reforça a retomada do comprometimento do Brasil com a agenda ambiental e o protagonismo do nosso país no cenário internacional”, destacou.
A coordenadora nacional do programa, Leana Bernardi, também ressaltou o esforço coletivo envolvido. “O Brasil tem mostrado ao mundo que o turismo sustentável não é uma utopia, mas uma realidade possível e necessária. Cada Bandeira Azul hasteada representa o empenho de profissionais, governos, empresas e comunidades comprometidos com o meio ambiente.”
Nesta temporada, os municípios catarinenses de São Francisco do Sul e Bombinhas se destacam como os únicos do país com cinco praias aprovadas cada. Em São Francisco do Sul, além das praias, uma marina também foi certificada. Outro destaque é a inclusão de candidaturas inéditas, como a Praia José Gonçalves, em Búzios (RJ), a Praia do Foguete, em Cabo Frio (RJ), a Praia Vermelha, em Penha (SC), e a Praia dos Molhes do Atalaia, em Itajaí (SC).
Santa Catarina lidera o ranking nacional com 31 locais reconhecidos. O Rio de Janeiro aparece em seguida, com 19 certificações, enquanto São Paulo soma quatro, a Bahia cinco e Alagoas uma. No total, são seis locais no Nordeste, 23 no Sudeste e 31 no Sul. Entre as marinas contempladas estão o Yacht Clube da Bahia (Salvador – BA), a Marina Costabella (Angra dos Reis – RJ), a Tedesco Marina (Balneário Camboriú – SC) e a Marina Kauai (Ubatuba – SP).
Criado pela FEE, o programa Bandeira Azul está presente em mais de 50 países e tem como objetivo estimular a gestão responsável de praias, marinas e embarcações de turismo. O selo é hasteado a cada temporada como garantia de que o local cumpre os padrões internacionais de sustentabilidade.
Confira, abaixo, a lista completa:
PRAIAS:
MARINAS:
O segundo dia de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo…
Em “Noé”, dirigido por Darren Aronofsky, Russell Crowe assume o papel de Noé, um patriarca…
apresentação no projeto Todo Mundo no Rio reforça fluxo internacional da América do Sul (Divulgação)A…
Alexei Navalny, líder da oposição ao governo de Vladimir Putin na Rússia, que morreu numa…
Edilson Capetinha foi expulso do BBB 26, neste sábado (14). A confirmação foi feita pela…
A Ryanair anunciou uma ampla reestruturação de sua malha aérea para 2026, com cortes de…