Categories: Turismo

Brasil propõe união por setor mais verde e ético

O Brasil encerrou sua participação na Reunião de Ministros do G20 Turismo, realizada nesta sexta-feira (12) em Mpumalanga, África do Sul, com um forte posicionamento em favor do multilateralismo para impulsionar um turismo global justo e sustentável.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur*

Representando o ministro Celso Sabino, a secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, destacou que o bloco responde por 85% do PIB mundial e 75% do comércio internacional. “Acreditamos firmemente no multilateralismo como uma estratégia poderosa, que promove a cooperação e a prosperidade compartilhada. Desafios globais exigem soluções globais”, afirmou.

Ana Carla Lopes também reforçou que o turismo deve ser exemplo na transição para uma economia verde, com benefícios amplos e sem deixar ninguém para trás. A Declaração de Mpumalanga, resultado do encontro, formalizou compromissos em linha com a Agenda 2030 da ONU e o Acordo de Paris, incluindo a aceleração da transição para um setor de baixo carbono, a proteção da biodiversidade e a promoção ética e responsável do uso da inteligência artificial no turismo.

O documento ainda enfatizou a inclusão social, com foco no empoderamento de comunidades locais, mulheres, jovens e no fortalecimento de micro, pequenas e médias empresas. “Juntos, podemos fazer do turismo uma força para o bem, um motor para a regeneração do planeta e para a prosperidade de nosso povo”, concluiu a secretária, convidando os países para a COP30, em Belém (PA).

Avanço em cooperação bilateral

Fortalecendo o diálogo, Ana Carla Lopes realizou reuniões bilaterais com representantes do Japão, Indonésia e Emirados Árabes Unidos. Com o ministro japonês Katsunori Takahashi, tratou da atualização do protocolo de intenção para ampliar o fluxo de turistas entre os países — desde 2018, o Brasil recebeu 266 mil visitantes do Japão.

Com a vice-ministra da Indonésia, Ni Luh Puspa, discutiu a criação de um acordo para intercâmbio de informações e conhecimento. Já com Shaikha Nasser Al Nowais, representante dos Emirados Árabes e futura secretária-geral da ONU Turismo, a pauta incluiu o fortalecimento da cooperação entre Américas e Caribe, além de sua visita ao escritório da ONU Turismo no Brasil, prevista para o fim deste mês.

Essa participação reafirma o papel do Brasil na construção de um turismo global sustentável, inclusivo e cooperativo.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur



Fonte

Redação

Recent Posts

Prisões, arma na concentração e dívidas: as polêmicas de Edilson Capetinha, expulso do BBB 26

Mais um cartão vermelho para Edilson Capetinha. O ex-jogador foi expulso, neste sábado (14) do…

22 minutos ago

Obama fala pela 1ª vez sobre vídeo racista de Trump

O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, criticou o que chamou de perda de “vergonha”…

48 minutos ago

Azul abre vagas para Técnico de Manutenção de Linha em São Paulo

Azul abre vagas para Técnico de Manutenção de Linha no aeroporto de Viracopos, em Campinas/SPA…

2 horas ago

Carro alegórico da União de Maricá pega fogo na Sapucaí e deixa quatro feridos

Um acidente envolvendo um carro alegórico da União de Maricá deixou ao menos quatro pessoas…

2 horas ago

Possível aliança de Flávio Bolsonaro com Moro no Paraná pressiona Ratinho Junior

Com o cenário da disputa pelo governo do Paraná ainda incerto, a pré-candidatura do senador…

3 horas ago

Latam irá ampliar voos do Brasil para a Argentina

Latam anuncia nova rota Rio–Buenos Aires (AEP) a partir de maio e amplia voos de…

4 horas ago