Categories: Turismo

Brasil lança Marca Nordeste na FIT Argentina

O Brasil deu um passo estratégico para fortalecer a promoção turística internacional com o lançamento da Marca Nordeste, nesta segunda-feira (29), durante a Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), em Buenos Aires. A iniciativa reúne os nove estados da região em um posicionamento unificado, apresentando o Nordeste como um produto turístico integrado e competitivo no cenário global.

O lançamento contou com a participação da Embratur e do Consórcio Nordeste, que destacaram a relevância de romper com a lógica de promoção isolada dos estados.

“Como é importante ter a marca Nordeste. É uma cultura muito forte, uma natureza muito forte, uma gastronomia e economia muito diversas. Por isso, é muito necessário que se trabalhe enquanto um produto, enquanto uma região, para se tornar mais competitivo em termos internacionais”, afirmou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, representando o Consórcio Nordeste, ressaltou a expansão da região no turismo internacional. “Só nos últimos três anos, o Nordeste mais que dobrou o número de chegadas internacionais. O que o Nordeste entrega não é só viagem, é experiência, é conexão, é memória para a vida toda”, disse.

A secretária de Turismo de Alagoas e coordenadora da Câmara Temática de Turismo do Consórcio, Bárbara Braga, definiu o lançamento como “um sonho antigo que agora se torna realidade”. Já o embaixador do Brasil na Argentina, Julio Bitelli, destacou que a iniciativa inaugura “uma nova etapa” para a promoção do Nordeste, oferecendo experiências autênticas em cultura, gastronomia e natureza.

No estande da Embratur na FIT, visitantes puderam vivenciar a diversidade da região por meio de degustações, artesanato e manifestações artísticas. Dos 101 destinos promovidos pela plataforma Feel Brasil, 39 estão no Nordeste, incluindo atrativos como o Caminho dos Orixás, na Bahia, e experiências comunitárias em Fernando de Noronha, no Ceará e no Maranhão.

Com mais de 300 mil chegadas internacionais até agosto de 2025 – um crescimento de 51,41% em relação ao ano anterior -, a região tem na conectividade aérea um dos principais pilares para ampliar esse fluxo. De acordo com a Embratur, só em 2025 estão previstos mais de 16 mil voos entre Brasil e Argentina, oferecendo mais de 3,2 milhões de assentos, em um recorde histórico.

A estratégia se articula ainda com o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), que busca integrar a malha aérea do país. Além disso, os roteiros regionais – como a Rota das Emoções, a Rota das Falésias e a Rota dos Cânions – reforçam a diversidade e a complementaridade da oferta nordestina, ampliando as possibilidades de vivências culturais e sustentáveis para turistas estrangeiros.



Fonte

Redação

Recent Posts

Indira Nascimento, a Maria em”Dona Beja”, diz que personagem tenta se compreender

Leia também• Paulo Mendes fala sobre as complexidades do confuso Raul, de "Três Graças"• A…

13 minutos ago

Alagev terá chapa única na eleição 2026-2028 e Joyce Macieri lidera candidatura

A Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas terá chapa única na eleição…

20 minutos ago

XP Inc. supera R$ 2 tri em ativos totais e vê ventos favoráveis para o ano de 2026

A XP Inc (BDR: XPBR31) encerrou 2025 com números recordes e a leitura de que,…

40 minutos ago

O Aqueduto de Veluwemeer continua a impressionar com seu design fascinante

Esta ponte para barcos parece uma criao de Photoshop ou inteligncia artificial. Mas foi a…

1 hora ago

Rio de Janeiro fecha 2025 com alta de 10,8% no turismo

O Rio de Janeiro encerrou 2025 com desempenho robusto nas atividades turísticas, superando a média…

1 hora ago

Fábrica Anchieta da Volks chega a 15 mi de carros produzidos; Veja modelos icônicos

A fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil localizada em São Bernardo do Campo e inaugurada…

2 horas ago