O Brasil conquistou um feito histórico no cenário do turismo internacional. Segundo dados divulgados pela ONU Turismo em 18 de agosto, o país alcançou em 2024 a 5ª posição no ranking das Américas entre os destinos que mais recebem turistas estrangeiros, superando a Argentina e consolidando-se como líder na América do Sul.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur
Em 2024, o Brasil recebeu 6,8 milhões de visitantes de fora, resultado que confirma a ascensão do país como destino turístico de destaque no continente e no mundo. O avanço de uma colocação em relação ao ano anterior reforça o fortalecimento da imagem do Brasil no mercado global.
O ritmo positivo continuou em 2025. Entre janeiro e julho, 5,9 milhões de turistas internacionais desembarcaram no país — o maior volume já registrado para o período. O crescimento de 47,5% em relação ao ano passado garantiu ao Brasil a segunda melhor performance mundial em chegadas internacionais no primeiro trimestre, ficando atrás apenas do Paraguai.
Esse desempenho impulsiona o cumprimento das metas do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027. Até julho, o país já atingiu 77,3% da meta de 6,9 milhões de visitantes prevista para 2025. Se o ritmo se mantiver, o Brasil poderá não apenas superar a projeção de 8,1 milhões até 2027, como também alcançar a marca histórica de 10 milhões de turistas internacionais ainda neste ano.
“O Brasil vive um momento histórico no turismo. Estamos no caminho certo para chegar à marca de quase 10 milhões de visitantes internacionais ainda em 2025, resultado de um trabalho integrado de promoção, qualificação e ampliação da conectividade aérea. Esses números comprovam a força do nosso país como destino global e reforçam a importância do turismo para a geração de emprego, renda e desenvolvimento em todas as regiões brasileiras”, destacou o ministro do Turismo e presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, Celso Sabino.
No ranking das Américas, o Brasil aparece atrás apenas de Estados Unidos, México, Canadá e República Dominicana, consolidando sua relevância como motor de desenvolvimento econômico e social.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, também ressaltou a conquista: “Os números e essa liderança conquistada pelo Brasil na América do Sul comprovam que estamos transformando globalmente a percepção do nosso país. Estamos crescendo muito além da média mundial e isso é resultado de um contínuo trabalho de promoção internacional do Brasil, realizado de forma estratégica, com base em inteligência de dados, expressando a força do nosso país e a autenticidade do povo brasileiro. Além de quebrar recordes, o turismo internacional está promovendo desenvolvimento social, gerando emprego e renda para milhares de famílias em nosso país. É bom para quem nos visita e também para quem vive aqui”.
Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur
Em “Salve Geral: Irmandade”, dirigido por Pedro Morelli e estrelado por Naruna Costa, David Santos…
O número de ocorrências envolvendo passageiros indisciplinados em aeroportos e a bordo de aeronaves no…
Diversos outros FIIs realizam pagamentos hoje, com yields mensais variando entre 0,7% e 1,3%. Dezenas…
Com o aumento das aglomerações durante o Carnaval, cresce também o risco de golpes financeiros…
“Terapia do Sexo” é uma comédia dramática que fala de desejo, vergonha e responsabilidade sem transformar…
Roteiro conecta Atlântico e Pacífico e reforça estratégia de grandes viagens no portfólio da armadora…