Categories: Turismo

Bombardier e SNC firmam acordo de 10 anos para dois Global 6500

Bombardier Defense e SNC assinam acordo de 10 anos para suporte de duas aeronaves Global 6500 equipadas com tecnologia Rapcon-X

A divisão de defesa da Bombardier anunciou nesta terça-feira (14), que firmou um contrato de serviço de longo prazo com a Sierra Nevada Corporation, SNC, para suporte a dois Global 6500 configuradas com o sistema Rapcon-X, desenvolvido para missões de inteligência, vigilância e reconhecimento.

O acordo, com duração de dez anos, integra o programa Smart Services Defense, que cobre custos de peças de reposição, logística, suporte técnico e acesso ao centro de atendimento 24 horas do fabricante.

Acordo amplia previsibilidade de custos e eficiência operacional

Destinado a operadores com alta taxa de utilização, o programa foi projetado para reduzir custos e oferecer previsibilidade em missões intensivas. No modelo contractor-owned, contractor-operated (COCO), a Bombardier assume custos predefinidos para a SNC, responsável pela operação das aeronaves em apoio a um cliente militar dos Estados Unidos.

Segundo o fabricante, o pacote de serviços garante transparência e estabilidade orçamentária, fatores essenciais em contratos de defesa. A abordagem padronizada do Smart Services Defense, com tarifa por hora de voo, também elimina surpresas em manutenção e logística.

Rapcon-X: plataforma modular para missões de inteligência

Desenvolvido com engenharia baseada em modelos (MBSE), o Rapcon-X é uma plataforma configurável que permite a rápida troca de sensores e equipamentos conforme o perfil da missão. A versão básica do sistema é capaz de executar operações de Sigint (inteligência de sinais), reconhecimento eletro-óptico (EO) e rastreamento de alvos móveis no solo.

O sistema utiliza o software SNC TRAX, que conecta a aeronave a redes táticas e plataformas integradas no campo de batalha. A arquitetura modular também pode ser adaptada para outros modelos da Bombardier, como o Challenger 650.

Global 6500: desempenho e flexibilidade para missões especiais

O Bombardier Global 6500 é adotado por governos e forças armadas para missões especiais devido à combinação de autonomia, confiabilidade e capacidade de adaptação. Com mais de dezoito horas de autonomia, ampla cabine para estações de trabalho e intervalos de manutenção estendidos, a aeronave oferece suporte a múltiplas configurações, incluindo transporte de pacientes e equipamentos táticos.





Fonte

Redação

Recent Posts

Moraes acionou Receita para apurar se houve quebra de sigilo de ministros, diz jornal

A Receita Federal realiza um rastreamento interno para verificar se houve quebra de sigilo de…

13 minutos ago

TRF-2 nega pedido de ex-assessora de Flávio para proibir desfile em homenagem a Lula

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) negou um pedido apresentado por uma ex-assessora…

1 hora ago

Voos de drones fecham aeroporto de Guarulhos por três horas

Aeroporto de Guarulhos foi fechado para pousos e decolagens por três horas após voos de…

2 horas ago

Forças da ICE deixam Minnesota após megaoperação, mas governo manterá equipe

O coordenador da Casa Branca para a fronteira, Tom Homan, disse neste domingo, 15, que…

2 horas ago

BBB26: Novo paredão é formado por Samira, Solange e Marcelo

O quinto paredão da edição 2026 do Big Brother Brasil já está formado por Samira,…

3 horas ago

Baseado em tragédia real, drama dirigido por Sean Penn vai te fazer reavaliar o significado da vida e seu amor pelas pessoas, na Netflix

Logo no início de “Na Natureza Selvagem”, dirigido por Sean Penn, Christopher McCandless, vivido por…

3 horas ago