O primeiro voo comercial do Boeing 787 da KLM ao Brasil completou dez anos na última quinta-feira (25).
A aeronave iniciou suas operações regulares na rota entre Amsterdã e o Rio de Janeiro (GIG) em 25 de dezembro de 2015, marcando a estreia do modelo no mercado brasileiro pela companhia aérea dos Países Baixos.
Estreia e capacidade operacional
Configurado para transportar até 294 passageiros, o Boeing 787-9 da companhia aérea passou a operar inicialmente como seu principal equipamento na ligação entre Amsterdã e o Rio de Janeiro.
Ontem, o Boeing 787-9 da @KLM completou dez anos de voos para o Brasil.
Estive no Galeão, palco do voo inaugural, para ver a aeronave de perto naquele dia. pic.twitter.com/gRY8WQGKf0
— Marcel Cardoso (@marcelsoueu) December 26, 2025
Ao longo da última década, o modelo passou a dividir espaço com aeronaves de maior capacidade da frota da companhia, como os Boeing 787-10 e 777-200, de acordo com ajustes de oferta e demanda.
Atualização de cabines
No início deste ano, toda a frota de 787-9 da KLM recebeu a nova Premium Comfort Class. A cabine conta com espaço próprio, novos assentos e serviço dedicado, incluindo catering exclusivo. A seção dispõe de 21 a 28 assentos, que oferecem maior espaço para as pernas, telas individuais maiores e apoio para os pés, além de maior reclinação em relação à Classe Econômica.
Frota de Boeing 787-9
Atualmente, a KLM opera uma frota composta por 27 unidades do Boeing 787-9. A unidade mais recente foi incorporada em junho de 2023.
Operação no Brasil
No mercado brasileiro, a KLM mantém voos diários entre Amsterdã e o Rio de Janeiro (GIG). A companhia também atende São Paulo (GRU), com nove frequências semanais a partir da capital dos Países Baixos, utilizando diferentes variantes de aeronaves de longo curso conforme a programação.

